Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 28 de Janeiro de 2010 às 15:08
Por: Lucas Frasão

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado em Recife na madrugada desta quinta-feira (28) após ter tido uma crise de hipertensão. Sua pressão estava em 18 por 12, média considerada alta, segundo diretrizes da SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão). De acordo com a entidade, o Brasil tem cerca de 30 milhões de pessoas hipertensas, sendo que apenas 10% mantêm a pressão controlada.

A hipertensão é um distúrbio em que o aumento da pressão sanguínea nas artérias deixa o paciente mais vulnerável a complicações como derrame cerebral, infarto do miocárdio, aneurismas ou lesão renal. Ela é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares no cérebro e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, de acordo com dados da SBH.

Alguns sintomas de uma crise podem ser sentidos com mais facilidade, como dores de cabeça, tontura e falta de ar. Outras complicações são um pouco mais graves, como dores no peito, falta grave de ar e dormência de um dos lados do corpo. Segundo Abrão José Cury, cardiologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o fato de os sintomas serem muito discretos aumenta o perigo de uma crise de hipertensão.

- A crise de hipertensão infelizmente tem sintomas silenciosos, e isso é muito perigoso, porque ela pode estar relacionada a doenças cardiovasculares. Ela também pode acontecer com pessoas que não são hipertensas. Quem tem dieta com alta concentração de sal, por exemplo, pode ter uma crise. O estresse também é um fator muito importante. No caso de uma pressão de 18 por 12 [como ocorreu com Lula], o tratamento médico precisa ser rápido porque o paciente corre risco de ter derrame e arritmia cardíaca, por exemplo.

Medidas como praticar atividades físicas todos os dias, manter o peso e adotar alimentação com pouco sal e sem frituras ajudam a prevenir crises de hipertensão. Além disso, os médicos recomendam medir a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano. Reduzir o consumo de álcool, abandonar o cigarro e evitar o estresse também são meios de se prevenir contra a doença.

O presidente Lula veio a São Paulo na manhã desta quinta-feira e descansa em sua casa em São Bernardo do Campo. Ele deverá passar por um check-up médico nos próximos dias, de acordo com o cardiologista Roberto Kalil Filho, que acompanha a família de Lula.

Lula iria a Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial, mas a viagem foi cancelada. Ele será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144484/visualizar/