Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Janeiro de 2010 às 14:37

    Imprimir


Mais de 5 mil casos de dengue são registrados em janeiro
Mais de 5 mil casos de dengue são registrados em janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou os dados parciais de casos de dengue referentes à terceira semana de janeiro do ano de 2010. Até esta quarta-feira (27), o Estado tem a notificação de 5.243 casos. Desse total, 166 foram notificados como casos graves da doença.

O total de notificações até o momento de morte por dengue é de 09 casos. Dessas mortes, 02 foram confirmados e 06 estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MT

O Estado  apresenta até agora um acréscimo de 362.35% de notificações de dengue, se comparado ao mesmo período de 2009 quando apresentou um total de 1.134 notificações.

A capital do Estado tem até o momento a notificação de 710 casos de dengue. Desses, 43 foram notificados como casos graves da doença. Em Várzea Grande, até o momento, a notificação é de 442 casos da doença. Desse número, 31 foram notificados como casos graves. Foram registrados 02 óbitos, sendo 01 óbito confirmado como dengue e 01 caso que está sob investigação.

Os municípios que tiveram a notificação de óbitos por dengue até o momento foram: Colniza (01 caso sob investigação), Diamantino (01 caso sob investigação), Poconé (01 caso sob investigação), Rondonópolis (02 casos, sendo 01 confirmado e 01 caso sob investigação) e Sinop (02 casos, sendo 01 confirmado e 01 caso sob investigação).

O Governo do Estado de Mato Grosso mantém as recomendações do enfrentamento da dengue que é o de não deixar o mosquito nascer, eliminando os possíveis criadouros.

Medidas de prevenção

Manter a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar a mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144629/visualizar/