MT espera posição para programar vacina contra gripe suína
Mato Grosso aguarda para hoje uma posição do Ministério da Saúde para programar o calendário local de vacinação contra a Influenza A H1N1, a chamada gripe suína. A Secretaria de Estado de Saúde, através da assessoria de imprensa, informou que logo que o ministro José Gomes Temporão apresentava as informações sobre a estratégia nacional de enfrentamento da gripe, durante coletiva em Brasília, ontem, era solicitado ao Estado um levantamento do número de pessoas para o envio dos lotes da vacina.
Cada uma das fases da estratégia de vacinação estará voltada a um público específico: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida -, crianças de seis meses a dois anos e adultos de 20 a 29 anos. As quatro etapas da vacinação terminam antes do início do inverno no país, quando é registrado o maior número de casos de gripe.
Os 26 estados e o Distrito Federal receberão um número de doses proporcional à população dos grupos prioritários. Caberá às Secretarias Estaduais de Saúde distribuir as vacinas aos municípios, obedecendo ao mesmo critério. As secretarias estaduais e municipais de Saúde vão definir conjuntamente os locais de vacinação.
A imunização será realizada ao mesmo tempo em todo o país. São 36 mil salas de vacina ao todo. A primeira fase da vacinação, de 8 a 19 de março, imunizará os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e a população indígena.
A segunda etapa, entre 22 de março e 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos. Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril. A quarta e última etapa, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum.
Mato Grosso registrou, até segunda semana de dezembro de 2009, data da última divulgação do boletim semanal, 1.386 casos notificados de Influenza A (H1N1), dos quais 127 foram confirmados, 162 descartados, 75 aguardavam resultado e 994 pessoas que apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado, seguindo as normas do protocolo do Ministério da Saúde em só fazer coleta de material de pacientes com sintomas graves ou grupos de riscos. O Estado também registrou mortes pela nova gripe.
O governo Federal tem 83 milhões de doses da vacina e pretende imunizar 62 milhões de pessoas. A diferença vai ficar guardada para uma emergência.
Comentários