Prefeito de Nova Maringá faz balanço do primeiro ano de gestão
A cidade de Nova Maringá encerrou o ano de 2009 com um balanço positivo, e a expectativa para este ano é ser melhor ainda. Esta é a visão do prefeito da cidade, Oscar José de Carvalho (PSB). De acordo com o prefeito uma obra que merece destaque é a construção da ponte entre o rio Ponte de Pedra e o rio Alegre. “É uma obra de muita importância porque ligamos uma região que estava no esquecimento uma região de 90 quilômetros e não tinha estrada para escoamento de produção”, afirma.
Na Educação Oscar destaca a ampliação e reformas das escolas da cidade, e diz ainda, que em 2010 serão construídas mais cincos salas de aula na sede do município. Está prevista também a construção de uma escola no Assentamento de Arinos, com três salas de aula, sala de professores, refeitório, cozinha, melhorando o atendimento na região.
Ainda na área de Educação, o prefeito comenta da aquisição de um automóvel para o transporte dos alunos. Foi dada a entrada no programa de transporte escolar para a aquisição de três ônibus escolares. Está previsto, ainda no primeiro semestre de 2010, a inauguração de uma creche no bairro São Pedro, na qual irá atender 120 crianças. Oscar diz que, a meta da administração é melhorar principalmente a área de educação. “São duas secretarias que temos que cuidar e investir muito, a da educação e saúde. Na área de saúde este ano conseguimos melhorar bastante o atendimento”, comemora.
Segundo o prefeito, em comparação ao ano de 2008, ano passado, a área de saúde praticamente dobrou o número de atendimentos.
A baixa receita da cidade é o que prejudica algumas secretarias do município, aponta o prefeito. “Nossa receita é bastante comprometida. Os atendimentos melhoraram bastante, a cada hora que passa temos mais alunos nas escolas, precisamos de mais professores, mais pessoas para atender a área de saúde. De maneira que a receita é muito comprometida. Acabando sendo sacrificando outras secretarias, como a de obras”.
Mesmo com dificuldades, a prefeitura conseguiu através de um levantamento no ano passado, elevar o índice do município que era de 0,37 para 0,42, o que significa um acréscimo de aproximadamente R$ 60 mil por mês aos cofres da prefeitura.
Crescimento
O principal potencial da cidade de Nova Maringá é a extração de madeira, mas os setores de pecuária e a lavoura vem aumentando.
O prefeito destaca que no início de sua gestão em janeiro de 2009, a população estava descrente com a cidade. “Víamos muitas placas de aluga-se, vende-se, pessoal sem esperança e expectativas. Todos queriam embora, as propriedades se desvalorizavam. Hoje conseguimos reverter essa situação. Existem bastante construções novas, casas, comércios, a iniciativa privada esta investindo, os empresários estão confiantes e estão chegando bastante gente de fora também, e isso reflete na administração”.
Comentários