Empresariado será parceiro da Agecopa na promoção do turismo em Mato Grosso
Cerca de 150 representantes do segmento turístico lotaram o auditório da Agecopa na primeira reunião de trabalho que começou a estabelecer as bases de uma ação coordenada entre o setor público e a iniciativa privada para os preparativos da Copa 2014 em Cuiabá. O evento vai impulsionar decisivamente o setor turístico e se constituirá numa vitrine sem precedentes para a realização do potencial turístico de Mato Grosso.
Nesta primeira reunião, realizada nesta terça-feira (26), foram discutidas as responsabilidades do governo do Estado (representado pela diretoria da Agecopa e pela secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo), a participação dos vários segmentos que formam o chamado ‘trade turístico’, as linhas de financiamento oferecidas pelas instituições federais, os incentivos estaduais, os padrões de qualidade e demais requisitos da Fifa e a perspectiva de envolvimento de toda a sociedade neste processo.
Para o presidente da Agecopa, Adilton Sachetti, a reunião foi extremamente positiva, num processo que deixará como legado inúmeros benefícios a toda a comunidade e perspectivas de negócios para os operadores do turismo. “O trade turístico respondeu prontamente a esta convocação e a presença produtiva do empresariado reafirma a disposição em ser parceiro da Agecopa e do governo do Estado na organização do maior evento do mundo que é a Copa”, destacou Sachetti.
O diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge, que coordenou a reunião, assegurou que Mato Grosso está à frente dos demais estados no cumprimento dos cronogramas de trabalho exigidos pela Fifa. Em março devem ser iniciadas as obras da Arena Multiuso (novo Verdão) e nos próximos meses estará concluído o Plano de Mobilidade Urbana para Cuiabá e Várzea Grande, que já tem garantidos R$ 457 milhões do Ministério das Cidades.
“É chegada a hora de empreender, especialmente no setor de turismo, que conta com um potencial inigualável em Mato Grosso e poderá realizá-lo plenamente durante a Copa e depois dela, pois teremos uma exposição mundial do maior patrimônio ambiental do planeta que é o pantanal mato-grossense”, disse Yuri.
Além dos recursos assegurados pelo governo do Estado (R$ 1 bilhão) para obras de infraestrutura, Mato Grosso está pleiteando recursos do governo federal pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A iniciativa privada poderá captar financiamentos pelo Banco do Brasil (FCO) e de linhas de crédito específicas para o setor de turismo por meio de instituições financeiras oficiais.
A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, disse que a preparação para a Copa 2014 é prioridade, dentro do planejamento maior que envolve toda a política estadual de turismo. Ela anunciou que a Fundação Getúlio Vargas está iniciando os levantamentos para a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Mato Grosso, que vai orientar e subsidiar o governo e o empresariado em suas ações.
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Luiz Carlos Nigro, assegurou que o segmento turístico é parceiro do Estado e já começou a se preparar para a consolidação desta nova matriz econômica, o turismo, impulsionado pela realização da Copa 2014 em Mato Grosso.
“O empresariado conhece a seriedade do governador Blairo Maggi que garantiu a Cuiabá o direito de ser uma das sedes da Copa e continua empenhado, através da Agecopa e da Secretaria de Turismo, em garantir as condições para o sucesso deste mega evento. A locomotiva já está andando, a Agecopa tem uma diretoria capacitada e dedicada exclusivamente à organização do evento e temos certeza que a parceria entre poder público e iniciativa privada vai fazer de Cuiabá a melhor e mais calorosa das sedes do Mundial da Fifa”, disse Nigro.
Os empresários destacaram ainda a importância da formação do Comitê Empresarial que contribuirá nas discussões e encaminhamentos de propostas nas questões ligadas ao turismo durante o período que antecede a Copa 2014 em Mato Grosso.
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