Chuva dificulta colheita de soja em MT
As chuvas abundantes neste verão são uma preocupação, porque favorerendo o aparecimento de doenças na soja dificultam o seu manejo e também podem ser um problema no momento da colheita em Mato Grosso.
No entanto, na maioria dos locais, perdas pela ferrugem ainda poderão ser observadas devido a atrasos nas aplicações, que podem ocorrer em função das precipitações freqüentes, e também nas lavouras semeadas mais tardiamente. A orientação, neste caso, recai sobre o monitoramento intenso para se evitar o atraso no controle.
A partir de janeiro de 2010, o Consórcio Antiferrugem, por intermédio do laboratório credenciado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passou a elaborar boletins periódicos de risco da ferrugem para o Brasil. Os mapas divulgados representam condições climáticas favoráveis à ocorrência de epidemias, em determinados períodos de tempo. “Eles devem ser usados como mais uma ferramenta de manejo e interpretados levando-se em conta a situação local e outros fatores como a presença de inóculo na região”, avalia a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja.
Comentários