Organização Internacional do Trabalho faz alerta devido à crise financeira
Crise deixa 212 milhões sem emprego no mundo em 2009
A crise financeira fez o desemprego mundial bater recorde no ano passado, com 212 milhões de pessoas sem trabalho. A taxa de desocupados atingiu 6,6%, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (26) pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Somente no Brasil, o total de desempregados somava até novembro do ano passado 2,6 milhões, segundo pesquisa da Fundação Seade nas seis regiões metropolitanas - Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal. O índice de desemprego anual será divulgado na próxima quinta-feira (28).
Entre 2007 e 2009, a taxa de desemprego no mundo aumentou 0,9 ponto percentual. Frente a uma situação econômica ainda frágil, a OIT pediu aos países que tomem medidas que favoreçam a criação de postos de trabalho, segundo o diretor-geral da agência, Juan Somavia.
- Está claro que a prioridade política atual é evitar uma reativação econômica sem empregos. A mesma vontade política que salvou os bancos deve ser aplicada para salvar e criar empregos. Podemos obter isso graças a uma forte convergência das políticas públicas e do investimento privado.
Comentários