Greve está deflagrada pelos dentistas em Cuiabá
Os cirurgiões dentistas da rede pública de Cuiabá estão em greve e apenas os serviços de urgência e emergência funcionam normalmente nas policlínicas. Os profissionais querem que a gratificação, conhecida como "mensalinho", seja incorporada ao salário base, que hoje é R$ 842. Caso a proposta seja aceita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os dentistas receberão R$ 1,6 mil.
Outra reivindicação é a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). O presidente do Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso (Sinodonto), Gustavo Oliveira, disse que já foi pedido, de maneira formal, o reajuste no ano passado, mas não houve resposta. Ele argumenta que a categoria está disponível para o diálogo, porém a paralisação é por tempo indeterminado.
Outro lado - A Prefeitura de Cuiabá informou por nota, que sempre esteve aberta às negociações. Quanto ao PCCV da Saúde, argumentou que está em processo de elaboração desde dezembro do ano passado e que a categoria participa da construção. A administração municipal alega que busca o consenso entre as partes para que a greve traga o mínimo possível de prejuízo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, apenas 30% dos cerca de 270 dentistas compareceram ao trabalho nas 10 Clínicas Odontológicas.
Comentários