Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 20 de Julho de 2013 às 16:53

    Imprimir


Integrar produção agrícola com a pecuária e o plantio de floresta é um desafio para os produtores rurais de Mato Grosso. A chamada integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) desponta como a principal alternativa para integrar diferentes atividades de produção e aumentar a renda do produtor mato-grossense. O assunto será tema do terceiro encontro do projeto Futuros Produtores do Brasil, que será realizado no dia 27 de julho, na Fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte (699 quilômetros ao norte de Cuiabá). A propriedade desenvolve a iLPF em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril há cerca de cinco anos e é considerada modelo no desenvolvimento desta prática. 


 
Com uma área de 2.420 hectares, a fazenda Gamada está localizada no bioma amazônico. Em uma área de pouco mais de 100 hectares estão instalados sistemas iLPF com diferentes configurações e com quatro espécies florestais distintas: eucalipto, pinho cuiabano, teca e pau de balsa. A propriedade também destina 800 ha para produção de soja e 400 ha para o milho, além de pecuária. 


 
Segundo o proprietário e presidente do Sindicato Rural de Nova Canaã do Norte, Mário Wolf, a propriedade está indo para o quinto ano de experimento da iLPF. "Já existem dados que comprovam que, dependendo da finalidade que você quer dentro da propriedade, ela é totalmente viável, pois permite tanto o desenvolvimento da pastagem quanto da lavoura. O sombreamento das árvores garante ganho de peso aos animais e a madeira pode ser utilizada na confecção de cercas e produção de lenhas. Acho que realmente é uma nova opção", avalia Wolf. 


 
De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, integrar produção agrícola com a pecuária e o plantio de floresta é um desafio para os produtores rurais de Mato Grosso. "A iLPF é o futuro da agropecuária brasileira, sendo muito importante que os futuros produtores aprendam mais sobre o assunto que permite diversificar a produção, integrando a agricultura e a floresta, sem diminuir a criação de gado e agregando valor à produção", destaca Prado. 


 
O PROJETO - Trinta jovens, filhos de produtores rurais e empresários ligados ao agronegócio, participam do projeto Futuros Produtores do Brasil, desenvolvido pela Famato e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT). 


 
"Queremos despertar nesses meninos e meninas a paixão pela agropecuária e motivá-los a ter interesse em dar continuidade aos negócios da família, afinal, eles serão os futuros herdeiros e precisam saber lidar com o mercado e o cotidiano de uma propriedade", informa o diretor executivo da Famato, Seneri Paludo. 


 
Até setembro deste ano a Famato e o Senar/MT farão mais três encontros do projeto Futuros Produtores do Brasil para apresentar aos participantes o cenário do agronegócio, pecuária e gestão profissional.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/14492/visualizar/