Municípios de Mato Grosso também terão que assumir gestão do setor
Com a implantação do novo modelo do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros irá mexer com toda a estrutura operacional do setor. A abertura deste mercado provoca uma série de novos investimentos regionalizados no território estadual. A geração de empregos é uma consequência concreta, pois com a divisão de Mato Grosso em oito mercados as empresas terão que ter a sua base onde for executar o serviço (estrutura física e de recursos humanos). Por outro lado, o mercado municipal também será ampliado e uma prática indevida por parte do Estado terá fim.
No planejamento do novo sistema descobrimos que o Estado está, indevidamente, operando linhas que são estritamente municipais - origem e destino dentro do município o que faz com que algumas cidades-sedes sejam esvaziadas e outras sobrecarregadas, ressalta Márcia Vandoni ao apontar linhas de ônibus que passam por um assentamento ou distrito em um município e levam as pessoas para outro, por exemplo. É uma distorção que tem que ser corrigida porque o município deixa de arrecadar impostos e de ter o poder de definição da política de transporte que mais convém aos seus usuários, justifica.
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