Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 21 de Janeiro de 2010 às 16:04
Por: Oliveira Neto

    Imprimir


Nem só de dengue vive a preocupação da populaçlão de Mato Grosso, especialmente aquela que está no interior do Estado. A hanseníase divide o medo. Ao todo já são 41 casos registrados somente na cidade de Lucas do Rio Verde,. considerada um dos municípios de Mato Grosso com maior Índice de Desenvolvimento Humano.  Só este ano já foram detectados quatro novos casos. A maior preocupação reside nas crianças, que estão sendo alvo fácil da doença.  

Segundo a coordenadora de doenças tropicais da Vigilância Epidemiológica Terezinha Gimenez, a prevalência considerada normal pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma cidade é de até 1,99 por grupo de 10 mil habitantes.

Em Lucas do Rio Verde  essa relação, segundo ela, já é de 9 habitantes para cada 10 mil. O índice é totalmente inaceitável pela OMS, e motivo de preocupação para a Saúde Pública do município, localizado a 360 quilômetros da capital, Cuiabá.

Como a hanseníase é uma doença transmitida por vias orais, da mesma forma que se transmite a gripe, um detalhe tem dobrado a preocupação dos agentes sanitários: o contágio entre as crianças.

Historicamente a doença tende a atingir as pessoas mais idosas, pelo fato de possuírem um sistema imunológico mais fragilizado. Por este mesmo motivo, acredita ela, "as crianças luverdenses estão ficando cada vez mais propensas à essa contaminação". Só no início de janeiro, três casos de hanseníase foram detectados entre elas. Um fato incomum, por sinal.

“Nós pedimos às pessoas que, se for observada a presença de manchas pelo corpo, e principalmente, se essas manchas apresentarem dormências, que procurem imediatamente um posto de saúde para exames, que isso pode ser hanseníase. Se tratada a tempo a doença não deixa seqüela alguma. Do contrário pode causar problemas crônicos para o resto da vida", alertou Gimenez.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145277/visualizar/