Mendes já contrata marqueteiro; pré-candidatos montam equipes
Mesmo em férias nos Estados Unidos, o empresário Mauro Mendes já deixou acertada a contratação do marqueteiro Léo Pereira, da Verbo Publicidade, com sede em Goiânia (GO), para conduzir sua campanha a governador. A indicação partiu do deputado estadual e presidente do PPS, Percival Muniz, que foi orientado pelo mesmo marqueteiro em sua campanha vitoriosa à reeleição de prefeito de Rondonópolis, em 2000.
Léo Pereira passa a integrar um quadro de consultores de Mendes, que mudou do PR do governador Blairo Maggi para o PSB, com a disposição de se tornar espécie de terceira via na disputa ao Palácio Paiaguás. Presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt), Mendes concorreu a prefeito da Capital em 2008 pelo PR. Perdeu no segundo turno para o tucano Wilson Santos. Os outros três virtuais concorrentes majoritários também começam a montar equipes. Eles participam de reuniões semanais para avaliar o processo eleitoral, discutir alianças e estratégias.
Também atuam como conselheiros de Mendes os empresários Mauro Carvalho e Jandir Milan. Os deputados estadual Percival e Otaviano Pivetta (PDT) e o federal Valtenir Pereira, presidente regional do PSB, integram o grupo que faz planejamento em reuniões a portas fechadas.
O pré-candidato tucano Wilson Santos está disposto a renunciar ao mandato de prefeito até 3 de abril para disputar à sucessão de Maggi. Seus principais auxiliares são o ex-senador Antero de Barros, o procurador-geral do Município Ussiel Tavares, os jornalistas e ex-secretários de Estado de Comunicação Mauro Camargo e Pedro Pinto, o deputado estadual Guilherme Maluf, além da presidente da legenda tucana Thelma de Oliveira. Também compõem o quadro de assessores de campanha o irmão de Wilson, Wilton Santos, ex-prefeito de Novo Airão (AM), os ex-secretários Zé do Nordeste (Finanças), Andelson Gil do Amaral (Infraestrutura) e Oscar Soares (Trânsito e Transporte Urbano), assim como o vice-prefeito Chico Galindo (PTB) e o secretário de Finanças de Cuiabá Guilherme Muller.
Da equipe do vice-governador Silval Barbosa, pré-candidato peemedebista ao Paiaguás, faz parte desde o ano passado o marqueteiro Carlos Rayel, que já conduziu campanhas em âmbito nacional, como de Rosinha Mateus, no Rio, e de Orestes Quércia, em São Paulo. Em 2008, Rayel foi o marqueteiro da campanha vitoriosa do hoje prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (PMDB). Nas reuniões do pré-candidato situacionista participam Aldo Romani, ex-secretário de Indústria e Comércio do governo Carlos Bezerra, o ex-deputado Nico Baracat, o empresário várzea-grandense Valderlei Torres, da Trimec, o secretário de Fazenda Éder de Moraes e o chefe de gabinete de Silval, Sílvio Corrêa.
A equipe do senador Jayme Campos, principal aposta do DEM na corrida sucessória, conta com o marqueteiro Paulo Leite, que presta consultoria para o ex-governador há quase 20 anos, o conselheiro aposentado do TCE e presidente estadual do DEM Oscar Ribeiro, o deputado Dilceu Dal Bosco, o irmão de Jayme, ex-governador Júlio Campos, e o ex-secretário de Fazenda de Várzea Grande na gestão Jayme, Juarez Toledo Pizza. O presidente da Assembleia, José Riva (PP), também se tornou um dos principais articuladores do nome de Jayme ao Paiaguás, com direito a vez e voz nas reuniões.
Comentários