Novas empresas aceitam mais ideias e projetos inovadores, diz pesquisa
Ideias e projetos inovadores são mais aceitos por empresas que estão buscando se colocar no mercado do que pelas grandes empresas, segundo estudo realizado pelo IP (Instituto de Psicologia) da USP (Universidade de São Paulo).
“O motivo principal é o que chamamos de ambidestria organizacional, que é o fato de uma empresa ter de, ao mesmo tempo, manter aquilo que já conquistou e inovar permanentemente para não ficar atrás e sair do mercado”, explicou a psicóloga e autora do estudo, Lisete Barlach.
A pesquisa destacou que a maioria dos novos empreendedores entrevistados tentou vender uma ideia dentro de uma grande empresa, a qual resistiu em levá-la adiante.
Criatividade e inovação
De acordo com Lisete, o tema criatividade no trabalho é muito próximo de inovação, mas não é igual, pois existe diferença entre os dois termos. O profissional pode ter uma ideia criativa, mas não produzir inovação.
“Por exemplo, um cata-vento de criança e uma usina eólica têm o mesmo princípio de funcionamento. A ideia de transformar um cata-vento em uma usina é uma ideia criativa. Já uma inovação é o ato de investir em pesquisa, desenvolver a usina e conseguir pessoas que patrocinem esse empreendimento, ou seja, é transformar a ideia criativa em realidade”, afirmou Lisete.
Cultura da empresa
O mercado de trabalho atualmente exige que cada profissional seja um empreendedor inovador e criativo, já que as tarefas não são sempre previsíveis e lineares. Mas, para que as pessoas possam ser criativas e inovadoras, a cultura da empresa deve ser de incentivo.
“Um fator que ajuda é a segurança psicológica. Uma pessoa precisa de sentir confortável para colocar uma ideia na mesa, assim como precisa aprender a receber críticas. É preciso um clima favorável para novas ideias”, finalizou Lisete.
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