Telefonia: MT possui 2,9 milhões de acessos
O número de pessoas que utilizam celular em Mato Grosso fez do Estado o 5º do país em crescimento nesse tipo de serviço, atingindo o índice de 3,3% no mês de dezembro. Os 2,983 milhões de usuários do Serviço Móvel Pessoal (SMP) estaduais respondem por 1,72% do mercado nacional. Em todo país foram identificados 173,959 milhões de usuários e somente no mês de dezembro o crescimento foi de 2,48% em relação ao mês anterior. Esse foi o melhor resultado mensal do ano sobre o número de acessos no Brasil.
Os dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que a teledensidade no Estado é de 97,33%, ou seja, quase um celular por habitante. Teledensidade é o indicador utilizado internacionalmente para demonstrar a relação número de telefones em serviço por grupo de 100 habitantes.
Na avaliação do diretor territorial do Centro-Oeste da Vivo, Márcio Rattes, ainda existe muito mercado a ser explorado em Mato Grosso, haja vista que o Estado tem um comportamento semelhante ao de Mato Grosso do Sul, que superou a marca de um celular por habitante em julho do ano passado. Em Mato Grosso, no mês de dezembro, a empresa ampliou a liderança de mercado para 50,05%, com 1,493 milhão de usuários. Outro importante avanço promovido foi a maior cobertura de terceira geração, a chamada banda larga, que está presente em 13 municípios. "Esse é um diferencial da Vivo porque hoje a telefonia móvel transcende a utilização do serviço de voz".
A Claro foi a segunda na preferência dos mato-grossenses em 2009, atingindo a marca de 684,966 mil clientes. Em dezembro, foi a operadora que mais ganhou mercado em Mato Grosso, de acordo com os dados divulgados pela Anatel. O market share da operadora atingiu 22,96%, um aumento de 0.34 ponto percentual em relação ao mês anterior. Para a diretora regional da Claro Centro-Norte, Soraia Tupinambá, o resultado é conseqüência de investimentos constantes que a operadora vem realizando no Estado e em qualidade da rede, além da promoção específica para Mato Grosso que a Claro preparou para o Natal. Atualmente, a Claro está presente em 86 cidades de Mato Grosso, o que corresponde a 93,76% da população urbana coberta.
A Oi/Brasil Telecom ficou na quarta colocação com 541,639 mil acessos enquanto a Tim registrou 353,796 mil. Ambas foram contatadas pela reportagem, mas não comentaram o assunto. O perfil de quem utiliza o serviço de telefonia móvel em Mato Grosso, de acordo com os dados da Anatel, é de celular pré-pago. O número é seis vezes maior que o de telefones pós-pagos. São 2,584 milhões contra 399,164 mil, respectivamente. "As taxas desse crescimento no Estado são mais aceleradas do que em outras unidades da federação", afirma Rattes. Uma das características, segundo ele, é a virtualização do mercado de recarga, que em Mato Grosso é muito alto. "O comerciante não investe à toa. São muitas máquinas que realizam o serviço".
Comentários