Estados do Centro-Oeste têm epidemia de dengue
Municípios de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul enfrentam uma epidemia de dengue nas primeiras semanas de 2010, segundo as Secretarias da Saúde desses Estados. Quatro pessoas morreram com suspeita da doença e a superlotação de postos de saúde obrigou autoridades a armar tendas para atender a população.
Em Goiás, 1.245 casos da doença foram notificados entre os dias 1 e 9 de janeiro --196% a mais do que no mesmo período de 2009. Quatro tendas foram montadas em Goiânia, onde os casos aumentaram 300%. Nelas, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, pacientes passam pela classificação de risco e recebem soro.
Em Aparecida de Goiânia, cidade vizinha, serão armadas duas tendas. Por enquanto, o atendimento é feito em enfermarias improvisadas em salas. "A gente gasta o dia inteiro aqui", disse o autônomo João Lopes, 56, com dores no corpo, que aguardava na fila nesta terça-feira.
Em Mato Grosso, a epidemia atinge 25 municípios e outros 18 estão sendo monitorados por serem considerados de alto risco para epidemia. Até a semana passada, haviam sido notificados 1.346 casos, sendo 26 graves. Quatro mortes por suspeita da doença estão sob investigação.
Já em Mato Grosso do Sul, as notificações deste ano somam 1.814 casos --um aumento de 150% em relação ao ano passado. Segundo Eugênio Barros, diretor de vigilância em saúde do Estado, a epidemia está concentrada em 16 municípios, incluindo a capital.
Nos três Estados, as autoridades dizem que a epidemia está relacionada à intensidade do período chuvoso e à volta do sorotipo 1 da doença, que há anos não circulava. Sem contato com o sorotipo, a população fica mais suscetível a ele. "Houve um surto de dengue tipo 1 na Bolívia no ano passado. Esse surto chegou a Corumbá e dali se espalhou", diz Barros.
O Ministério da Saúde informou que está acompanhando a situação e executando ações emergenciais, que incluem remessa extra de medicamentos, remanejamento de equipamentos para combate ao mosquito da dengue, envio extra de recursos e visitas de técnicos.
As ações também estão sendo feitas no Acre e em Rondônia, Estados que também informaram aumento no número de casos da doença.
Comentários