Copa 2014: União libera R$ 450 mi para obras
O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), voltou a reclamar nesta segunda (18) da falta de recursos do governo federal para as obras de infraestrutura dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Apesar das críticas, o tucano anunciou a liberação da primeira “bolada” pela União de R$ 450 milhões, que devem ser repassados para a Agecopa. “Quem vai bancar o ‘grosso’ da Copa é Estado e município. As obras vão recair nas costas de prefeitos e governadores”, reclamou Wilson, no Memorial da Água, durante a solenidade de sanção do marco regulatório do tráfego de caminhões de carga e descarga de mercadorias.
Segundo o prefeito, o governo federal só vai liberar recursos para portos e aeroportos. “O restante será financiado pelos Estados, que terão depois que restituir todo o dinheiro”, disse. Junto com o governador Blairo Maggi (PR) e com o prefeito em exercício de Várzea Grande, Tião da Zaeli, ambos do PR, Wilson participou em Brasília, na última semana, da assinatura da Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014. “Não foi anunciado recurso algum para a mobilidade urbana e parece que nem vai ser”, reclamou o tucano.
Dos R$ 450 milhões liberados pelo governo federal a título de empréstimo ao Estado, R$ 423 milhões serão empregados na construção de dois corredores de acesso exclusivo para ônibus, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit). Segundo o secretário de Trânsito e Transportes de Cuiabá, Edivá Alves (PSDB), as obras serão licitadas e fiscalizadas pela Agecopa. “Fizemos apenas a concepção inicial do projeto, que agora está a cargo de uma empresa contratada pela Agecopa”, adiantou.
Conforme Edivá, o primeiro corredor será construído na avenida do CPA, nas proximidades do mini-estádio Verdinho, passando pelo aeroporto internacional Marechal Rondon, e desembocando no Terminal André Maggi, em Várzea Grande. Com extensão de aproximadamente 15 quilômetros, a obra está orçada em R$ 307 milhões.
O segundo corretor será construído ao custo de R$ 116 milhões, entre o trevo de acesso ao município de Santo Antônio do Leverger e a avenida Prainha, na região central de Cuiabá. Este trecho deverá compreender 7,5 quilômetros de corredor BRT. Da primeira remessa de recursos do governo federal, também serão investidos R$ 31 milhões na duplicação da rodovia Mário Andreazza, incluindo a ponte, nas proximidades da região do Trevo do Lagarto. Conforme Edivá, a expectativa é de que até 2014 sejam investidos R$ 2 bilhões em obras de infraestrutura.
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