Embora não comandem desde a década passada o maior cargo do Executivo estadual, siglas continuam no ranking
DEM e PMDB têm maior número de filiados no Estado
O Democratas é o partido político de Mato Grosso com maior número de filiações. Das 255.393 pessoas que fazem parte de alguma legenda no Estado cerca de 17% estão no DEM, totalizando 44.271 integrantes. Em segundo lugar aparece o PMDB, com 12% do total de filiados do Estado, somando 32.834 filiações.
O PPS, apesar de ser considerado um partido pequeno, aparece em terceiro lugar na lista das siglas com mais integrantes. Na frente, inclusive, do PR, partido do governador Blairo Maggi e também do PSDB, sigla do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. Enquanto os socialistas têm 29.328 integrantes, o PR possui 27.733 e o PSDB aparece em quinto, com 24.652.
Desses cinco partidos, pelo menos quatro já declararam candidatura à majoritária no pleito de 2010. O DEM, com o senador Jayme Campos e o PMDB com o vice-governador Silval Barbosa. Além deles, também são pré-candidatos o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, do PSDB, e o empresário Mauro Mendes, do PSB. Os socialistas têm apenas 7.840 filiados.
O número do DEM no Estado contrasta com a realidade nacional do partido. Ele amarga um sexto lugar no ranking geral, com 7% de todos os filiados do Brasil, atrás de PMDB (16%), PSDB (9%), PP (9%), PT (9%) e PDT (8%).
O presidente estadual do DEM, Oscar Ribeiro, afirma que o número de Mato Grosso é resultado de sucessivas campanhas de incentivo a filiações. “Estamos trabalhando muito forte na conquista de novos aliados há uns três anos. Cada diretório tinha a meta de crescer 20% o número de filiados”. O DEM, sucessor do antigo PFL, historicamente é comandado pelos Campos e conseguiu grande força política quando seus principais líderes conquistaram o posto governador do Estado. Júlio Campos, de 1983 a 1986, e Jayme Campos, de 1991 a 1994.
O número do PPS tem explicação na sua história recente. O governador Blairo Maggi, hoje no PR, quando foi eleito para seu primeiro mandato no Palácio Paiaguás pertencia à sigla socialista. Com a campanha ao governo e o comando do mais alto posto de Executivo estadual, a legenda explodiu em número de filiações.
Para o secretário-geral do PPS, Elismar Bezerra, o partido é querido por seus correligionários e mesmo com a saída de nomes fortes, como o de Maggi, conseguiu se manter com um bom número de filiações. “Nós passamos por um grande processo de filiações, fizemos grandes campanhas e ter o governador do Estado do partido deu muita visibilidade”.
NÚMEROS
Em sexto lugar em número de filiados em Mato Grosso aparece o PP (18.511), partido do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, seguido de PT (15.340), PTB (14.476), (PDT) 12.997, PSB (7.840), PRB (6.646), PV (4.318), PMN (3.248), PC do B (1.059) e Psol (525).
As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes a novembro de 2009.
Comentários