Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 18 de Janeiro de 2010 às 16:39

    Imprimir


A temporada 2010 do automobilismo pode reservar uma grata surpresa para Mato Grosso. Em reunião realizada em dezembro em São Paulo com os organizadores da F3 Sul-Americana foi definido o calendário do próximo ano, com uma novidade: Cuiabá poderá estar participando pela primeira vez da categoria que é uma das principais portas para os pilotos que sonham em chegar à Fórmula 1. Um grupo já está articulando a entrada do Estado na competição.

Com a perspectiva de um campeonato muito disputado e previsão de grid com 22 carros, a F-3 terá um campeonato com dez etapas passando por três países. A abertura está programada para março, em Brasília. Da capital federal, o circo se transfere para Campo Grande, depois Londrina, Curitiba, Santa Cruz, Santa Fé (Argentina), Porto Alegre, Piriápolis (Uruguai), Velopark (RS) e finalmente Interlagos (SP), onde acontece a final.

Com duas categorias, sendo a principal (A) e a light (B), a Fórmula Sul-Americana já conta com competidores do Centro-Oeste. Na última edição, participaram pilotos do Distrito Federal e Goiás. A novidade este ano pode ser a inédita participação de pilotos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A criação de uma nova equipe, para ingressar Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no circo, já vem sendo articulada. À frente do grupo Capital Motorsport, o ex-piloto Mário Milton, hoje Diretor de Velocidade no Asfalto da Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), lançou no final do ano um desafio a pilotos que sonham com a ascensão no automobilismo.

"Gostaríamos muito de ver pilotos de nossa terra na competição. Sabemos do potencial e dos talentos que existem em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O Estado de Mato Grosso também revelou ótimos valores nos últimos anos. Citamos como exemplo, a jovem promessa Gabriel Sereia (revelação no Sul-Americano de kart na categoria cadete). Acredito que podemos descobrir nomes para nos representar", disse Mário Milton que se não localizar bons pilotos para este desafio, já tem um ‘plano B’.

"Pretendemos nos engajar na Fórmula 3 e estamos abertos a negociações com pilotos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Se não conseguirmos por aqui pilotos, teremos como opção nomes de Minas, Rio Grande do Sul ou São Paulo. O importante será dar esse primeiro passo, que será um avanço muito grande para nosso automobilismo, pois entre os nossos objetivos está o de termos um piloto da nossa região em destaque no cenário automobilístico nacional", complementou Mário Milton.

Ao falar sobre a nova equipe, o dirigente da Capital Motorsport adiantou que uma estrutura será formada em apoio com a Iaconelli Racing, de São Paulo. "Ainda não definimos o nome, mas nossa equipe para a F-3 poderá se chamar Iaconelli/Capital. Nosso projeto para 2010 é preparar um carro e um piloto para esta categoria. Também vamos trabalhar para ter um carro na categoria Fórmula São Paulo Master, que utiliza os carros da extinta Fórmula Renault, no campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto.”

Por ser o último degrau de aprendizado para aqueles que buscam a Europa, a F-3 é muito atrativa. O Campeão e o vice da disputa de 2010, ganharão o direito de fazer teste em uma das equipes européias - GP2, Fórmula 2 e F-Renault - que dão acesso à Fórmula 1.

Em Cuiabá - Residente na capital mato-grossense e com boa parte de seu tempo dedicado à FAMS, Mário Milton é um dos desportistas que lutam pela construção do autódromo em Mato Grosso. "Junto com alguns abnegados, estamos trabalhando com vistas à construção do autódromo em nossa região. Estamos procurando fazer nossa parte nessa luta, que é importante para a ampliação do leque de entretenimento à população, movimentação da economia e a revelação de novos talentos para o automobilismo nacional. Pretendemos trabalhar para a realização de uma corrida de rua da categoria Turismo em Cuiabá, ainda em 2010. Creio que isso pode ser um fator a mais para estimular pilotos da região e despertar o interesse da população e das autoridades em torno do automobilismo", frisou ele.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145623/visualizar/