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Economia
Segunda - 18 de Janeiro de 2010 às 09:09

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O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor, que avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do consumidor - quanto maior, melhor a qualidade de crédito, portanto menor é a probabilidade de inadimplência, caso este consumidor venha a requerer crédito - registrou alta de 0,5% no quarto trimestre de 2009, atingindo o valor de 78,6. Com este resultado, o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor reverteu uma queda de dois trimestres consecutivos (2º e 3º trimestres de 2009), sendo que o patamar de 78,2, verificado no 3º trimestre de 2009, havia sido o menor de toda a série histórica iniciada em 2007.

A melhora na qualidade de crédito do consumidor observada no 4º trimestre de 2009,esteve intimamente relacionada com a redução dos índices de inadimplência do consumidor, especialmente ao longo do segundo semestre do ano passado. De fato, após registrar taxas anuais de crescimento ao redor de 10% durante o primeiro semestre de 2009, a inadimplência das pessoas físicas, medida pelo Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, desacelerou para um avanço anual de 6,0% no 3º trimestre de 2009 e, no último trimestre do ano passado, acabou registrando queda de 2,6% em relação aos últimos três meses de 2008.

Vale a pena também notar que, apesar da recuperação observada no 4º trimestre de 2009, o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor encerrou o ano de 2009 abaixo do patamar de 78,8 verificado no último trimestre de 2008.

Análise Regional

Na análise regional, verifica-se que a região Sul está acima média nacional, registrando a melhor marca, 83,8, seguida pelo Sudeste, com 78,6, empatado com a média nacional. Já a região Norte teve a pior qualidade de crédito, marcando 74,6. O Centro-Oeste (76,4) e o Nordeste (77,6) ficaram abaixo da média nacional.

Comparativamente ao trimestre anterior (3º trimestre de 2009) a região onde se observou a maior recuperação na qualidade de crédito do consumidor foi a Centro-Oeste com alta de 1,1% (passando de 75,6 para 76,4). Tal fato pode ser explicado pelo impacto positivo da recuperação dos preços das commodities no mercado internacional no agronegócio da região.

Todas demais regiões brasileiras registraram melhora na qualidade de crédito dos seus consumidores na passagem do 3º para o 4º trimestre de 2009, indo de alta de 0,3% (Região Norte) até 0,6% (Regiões Nordeste, Sul e Sudeste).

Análise por Rendimento Pessoal Mensal

Por faixa de renda, a classe que ganha até R$ 500 por mês é a que possui o menor índice de qualidade de crédito (73,1). No outro extremo, a classe acima de R$ 10 mil registra o melhor indicador, 93,6 seguida pela renda de R$ 5 mil a 10 mil (92,4). Assim, a qualidade de crédito do consumidor tende a ser positivamente correlacionada com a sua renda.

 Na classificação por rendimento mensal, a maior alta na qualidade de crédito do consumidor no 4º trimestre de 2009, comparativamente ao trimestre imediatamente anterior, deu-se na classe de renda mais baixa, isto é, para as pessoas cujo rendimento mensal é de até R$ 500,00 (alta de 1,5%). A recuperação do mercado de trabalho e os mecanismos oficiais de transferência de renda, como foco nas camadas menos favorecidas da sociedade, contribuíram para a diminuição do risco de inadimplência dos consumidores da faixa mais baixa de rendimento mensal.

A única classe de rendimento cuja qualidade de crédito ficou estável no 4º trimestre de 2009 foi a das pessoas que recebem entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 mensais. Todas as demais camadas de renda registraram melhora na qualidade de crédito no último trimestre de 2009.

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor avalia, trimestralmente, o risco de crédito dos consumidores. É construído a partir dos “scores” atribuídos a cerca de 450 mil pessoas físicas, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica e classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

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Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com






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