Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Janeiro de 2010 às 11:50

    Imprimir


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na sexta-feira que a partir de março haverá um aumento de 10% no salário mínimo nacional. Em setembro, haverá aumento de outros 15%, para que o poder aquisitivo dos trabalhadores se recupere.

Chávez disse que a medida valerá para funcionários públicos e privados. "Isso levará o salário mínimo para quase 1.200 bolívares (US$ 521, pelo câmbio oficial de 2,6 bolívares por dólar), sem incluir outros benefícios", notou o presidente.

O anúncio ocorreu uma semana depois de o presidente alterar a taxa de câmbio vigente desde 2005. Chávez estabeleceu as paridades de 2,6 bolívares por dólar, para transações consideradas prioritárias, e de 4,3 bolívares por dólares para atividades consideradas supérfluas.

Para analistas, a desvalorização implicará aceleração inflacionária e afetará o poder de compra dos venezuelanos, que sofrerão uma perda de sua renda real de entre 30% e 40%. Em 2009, a Venezuela teve uma inflação de 25,1%, a mais alta da região.

As mudanças econômicas ocorrem oito meses antes das eleições para a Assembleia Nacional, atualmente dominada pela situação. Oposicionistas acusam Chávez de anunciar as mudanças para ganhar força eleitoral. Chávez rebateu as críticas, dizendo que o aumento de salários busca apenas melhorar as condições de vida dos mais pobres. As informações são da Associated Press.





Fonte: AE-AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145793/visualizar/