Semp Toshiba vai investir R$ 150 milhões no País
De olho na Copa do Mundo, nas Olimpíadas e nas perspectivas favoráveis que se desenham para o mercado nacional de eletrônicos e itens de informática, a Semp Toshiba vai mais que dobrar os investimentos neste ano.
A companhia vai aplicar R$ 150 milhões de recursos próprios em 2010 na construção de uma nova fábrica de computadores em Salvador (BA), na ampliação da capacidade de produção de eletrônicos na unidade de Manaus (AM), no desenvolvimento de novos produtos e em marketing. No ano passado, diante do clima de incerteza criado pela crise, os investimentos da companhia não passaram de R$ 65 milhões. "Essa é a demonstração mais eloquente de que os próximos anos serão muito positivos para o mercado de eletrônicos de consumo no País", afirmou o presidente da empresa, Affonso Antonio Hennel.
Além dos investimentos anunciados, que muito provavelmente vão surtir efeitos na produção e no emprego no ano que vem, com a abertura de 600 postos diretos de trabalho, o executivo apresentou ontem três dos 64 produtos que serão lançados durante este ano. A intenção é aproveitar o crescimento de vendas de aparelhos de imagem que normalmente ocorre em anos de Copa do Mundo.
A companhia, que nos últimos tempos andou muito tímida no mercado de televisores, vai começar a fabricar em Manaus a TV de LED. O televisor de LED, que foi introduzido no País pela coreana Samsung, é um aparelho com tela mais fina que os televisores de LCD tradicionais e com maior qualidade de cor, graças a mais de uma centena de LEDs (diodo emissor de luz) nas bordas. O produto chegará ao mercado em abril.
A companhia já lançou um aparelho de DVD com uma tecnologia especial, batizada de Super Resolution Technology (STR), para enfrentar a concorrência do Blu-Ray. O aparelho reproduz todas gravações de imagens, exceto a da tecnologia Blu-Ray. Segundo a companhia, esse novo equipamento está sendo vendido ao consumidor por R$ 329. O valor é cerca de um terço do preço de um aparelho com a tecnologia Blu-Ray, ressalta o vice-presidente de marketing e vendas da empresa, Caio Ortiz.
No início do segundo trimestre, a empresa terá disponível no mercado um televisor de LCD com a mesma nova tecnologia do DVD (SRT) integrada ao aparelho. "Apesar do avanço da TV de LCD, não vamos descuidar da TV de tubo. Há consumidores que precisam desse produto", diz Hennel. Nas suas contas, os televisores de tubo responderam por 58% das vendas de 9,3 milhões de aparelhos em 2009. Para este ano, ele projeta um mercado de 12 milhões de aparelhos, dos quais 50% serão TVs de LCD. "Neste ano, vai ocorrer uma mudança importante."
Comentários