Brasil e EUA acertam conferência com países doadores
Brasil e Estados Unidos concordaram com a convocação de uma nova conferência dos países doadores ao Haiti para extrair mais um compromisso de remessa de recursos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou que propôs o encontro a seu colega, Barack Obama, durante uma conversa telefônica travada no final da tarde, e que obteve o aval do presidente americano. Pouco antes, em uma cerimônia no Itamaraty, Lula lamentara a "desgraça" ocorrida no Haiti.
"Aquele povo não merecia mais uma desgraça na vida dele", afirmou. Segundo o presidente, Obama conversará sobre a nova reunião dos países doadores com o ex-presidente americano Bill Clinton, enviado especial das Nações Unidas para o Haiti. Em seguida, o chanceler Celso Amorim deverá tratar do assunto com a secretária de Estado, Hillary Clinton. Lula deixou claro que, se for preciso, conversará novamente com Obama sobre a iniciativa.
O Itamaraty informou que as consultas ao Núcleo de Assistência a Brasileiros podem ser feitas pelo telefone (61) 8197-2284 até as 8h de hoje. Depois desse horário, haverá atendimento nos telefones (61) 3411-8803/ 8805/ 8808/ 8817/ 9718.
Comentários