Executiva do PSB define metas
A executiva estadual do PSB se reúne hoje para elaborar um cronograma de viagens ao interior que devem acontecer a partir da próxima semana. Trata-se de uma série de encontros nos municípios que possuem base do partido com o objetivo de interiorizar a candidatura do empresário Mauro Mendes ao governo do Estado.
O presidente da sigla em Mato Grosso, deputado federal Valtenir Pereira, estará presente ao encontro. Mauro Mendes, que viajou no início da semana, ficará de fora de reunião. “A intenção é percorrer os municípios em que possuímos bases. Além disso, podemos optar por municípios que ainda não conhecem a nossa proposta”, explicou Valtenir, sem adiantar quais municípios irão percorrer.
Além de levar o nome de Mauro Mendes ao interior - já que na capital ele construiu seu maior reduto eleitoral após disputar em segundo turno a prefeitura de Cuiabá, em 2008 -, o PSB aproveitará os encontros para reforçar as outras candidaturas do partido. De acordo com Valtenir, o PSB já possui 40 nomes credenciados com possibilidade de pleitear candidatura à Assembleia Legislativa, além de 72 possíveis candidatos a deputado federal.
“Estamos discutindo a questão e temos condições de eleger até três deputados estaduais. A meta é obter até 10 mil votos para atingirmos este objetivo”, planeja Valtenir, candidato à reeleição. O último deputado estadual eleito pela legenda foi Mauro Savi, em 2002, que atualmente milita no PR. A cadeira do partido na Assembléia, atualmente ocupada pela deputada Vilma Moreira, é proveniente da aliança com o PTB. Com a renúncia do deputado Chico Galindo, eleito em 2006, para ocupar o cargo de vice-prefeito de Cuiabá, a suplente do PSB assumiu a vaga.
Embora tente viabilizar uma chapa pura, o PSB não descarta a hipótese de fazer alianças nas proporcionais. “A consulta no interior será fundamental para traçarmos o plano de metas. Ainda não definimos se a preferência é por uma chapa pura ou pela composição com outros partidos. O tempo está passando e precisamos estar com um discurso uniforme”, pondera Valtenir. Os encontros regionais também servirão para qualificar a militância com fundamentos ideológicos e a sobre a história da sigla.
Segundo o deputado federal, o cronograma de atividades será elaborado antes do retorno da viagem de Mauro para que o empresário já chegue à capital com ações a serem concretizadas.
Campanha – Apesar de o empresário Mauro Mendes ainda não confirmar que entrará na disputa ao Palácio Paiaguás, atos típicos de campanha eleitoral se tornaram frequentes entre os membros do PSB. Paralelamente, Valtenir Pereira faz questão de não esconder que mantém diálogo com o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), até o momento, único rival confirmado, caso Mauro se candidate. A aproximação com Silval é vista como uma espécie de ‘Plano B’ de Valtenir.
Comentários