TRE quer sensibilizar voluntários para a eleição
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) busca sensibilizar os cidadãos para atuar como mesários voluntários. Os interessados em atuarem na eleição deste ano precisam fazer um cadastro no cartório eleitoral. A eleição acontece no dia 3 de outubro próximo. Em caso de segundo turno, o pleito será realizado no dia 30 do mesmo mês.
O Tribunal orienta aos interessados que procurem se cadastrar nos cartórios que atuam no mesmo local e seção onde exerce o direito do voto. O cidadão, que for atuar como voluntário, tem dois dias de folga para cada um trabalhado como mesário.
Também terão dois de folga para cada dia de treinamento. O cidadão recebe ainda certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral. Este documento dá preferência no desempate em alguns concursos públicos (desde que previsto em edital).
A técnica judiciária Juliana Soares de Lima, integrante do Grupo de Trabalho que estuda o tema “Mesário Voluntário”, esclareceu que juntamente com os funcionários da Justiça Eleitoral, os mesários são fundamentais para o sucesso do pleito eleitoral, pois garantem que a vontade do eleitor seja respeitada e a democracia fortalecida.
“A democracia se faz com a união de todos. Por isso, o Grupo de Trabalho busca soluções para melhorar cada vez mais as vantagens e o ambiente de trabalho ofertados aos mesários. Visamos ampliar o número de colaboradores com a Justiça Eleitoral de forma consciente e espontânea”, salientou.
Ela explica que não podem ser mesários voluntários: os componentes das frentes parlamentares; os candidatos e seus parentes ainda que por afinidade, até o segundo grau e também o cônjuge; os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; os que pertencerem ao serviço eleitoral; e os eleitores menores de 18 anos. (Com assessoria)
Comentários