Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 14 de Janeiro de 2010 às 01:48
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


Saúde está preocupada com
Saúde está preocupada com "caos" no estado

Vinte seis municípios de Mato Grosso estão em estado de epidemia da dengue e 17 correm risco de fazer parte da lista. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) teme que os leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) não sejam suficientes para atender a demanda. As vagas são destinadas aos pacientes com dengue na forma grave e hemorrágica. Os demais casos precisam de hidratação, que pode ser realizada no Pronto-Atendimento dos hospitais.

O secretário adjunto da SES, Victor Rodrigues, explica que o atendimento precoce e adequado pode reduzir a quantidade de casos graves e a utilização dos leitos disponíveis.

Para evitar, o que seria o "caos na saúde", ele argumenta que profissionais da área vão passar por cursos de qualificação para situações de epidemia.

Rodrigues relata que a instalação de leitos para hidratação tem custo, mas pode ser acontecer rapidamente. Já as UTIs precisam de uma série de equipamentos e precisam atender várias normas para funcionar. Outro obstáculo é a falta de UTI em alguns municípios, o que exige a remoção dos pacientes.

A falta de leitos de enfermaria na Capital e cidades pólos também pode acontecer, segundo Rodrigues, por falta de preparação dos hospitais particulares. O secretário diz que alguns medicamentos são autorizados pelo convênio apenas após a internação. Por este motivo, os hospitais ocupam leitos de forma desnecessária, para não ter conflitos na hora de receber o pagamento.

Já nos hospitais públicos, a intenção é fazer o atendimento, acompanhar o caso e encaminhar o paciente para tratamento em casa.

Dados - Mato Grosso registrou 1.346 notificações de dengue nos 10 primeiros dias do ano epidemiológico, o que representa uma média de 134 novos casos por dia. Os números são de 2 a 12 de janeiro e revelam um incremento de 18,69% nas notificações se comparado ao mesmo período de 2009. Quatro pessoas morreram este ano com suspeita de dengue. Os casos são investigados.

Cuiabá registra, até o momento, 234 casos, sendo que 4 foram notificados como graves. No município vizinho, Várzea Grande, já foram contabilizados 122 notificações, com 5 casos do tipo grave da doença e 2 óbitos que ainda estão sob investigação.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde, o Governo do Estado renovou a parceria com os municípios de Cuiabá e Várzea Grande para o combate a dengue. Patrulhas mecanizadas voltam a realizar o mutirão para remoção dos bolsões de lixo nas duas cidades por mais 30 dias.

Balanço 2009 - De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os dados referentes ao fechamento de 2009 apontam que no ano passado o Estado registrou 58.410 casos de dengue, com 1.405 casos graves da doença. O total de notificações de óbitos por dengue chegou a 57 casos, com 52 confirmados e 5 sob investigação.

Os números são parciais, pois os municípios têm até o dia 15 desse mês para repassar à Secretaria todas as notificações feitas no ano que passou.

com Caroline Lanhi





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146079/visualizar/