Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 13 de Janeiro de 2010 às 05:06
Por: Jean Campos

    Imprimir


Uma reunião entre o governador Blairo Maggi (PR), o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, prevista para acontecer nesta semana, pode amenizar o problema das longas filas de espera nos hospitais públicos de Mato Grosso. Os gestores estaduais irão analisar a proposta da CPI da Saúde da Assembleia Legislativa de adquirir o Hospital das Clínicas, em Cuiabá. A iniciativa também seria uma forma de amenizar as críticas que o Estado enfrenta no setor da saúde.

O Hospital das Clínicas está desativado há quatro anos e possui quatro centros cirúrgicos, oito leitos de UTI e 126 leitos de internação. A proposta de aquisição foi levantada logo no início dos trabalhos da CPI, composta pelos deputados Sérgio Ricardo (PR), na presidência, Chica Nunes (DEM), como vice-presidente, Wallace Guimarães (PMDB), na relatoria, e Percival Muniz (PPS) e Antônio Azambuja (PP) na condição de membros.

Conforme a proposta da CPI, o local poderá reduzir o quadro de mais de quatro mil pessoas aguardando cirurgias de alta complexidade como as ortopédicas, do coração e neurológicas. Segundo o deputado Sérgio Ricardo, se somadas, as pessoas que aguardam em todo o Estado por exames e consultas de alta complexidade, chega-se a um número superior a 100 mil pacientes. Ele tem afirmado reiteradas vezes que o fato de pertencer ao mesmo partido do governador não irá influenciar numa passividade dos trabalhos da Comissão. Segundo Sérgio, o setor da saúde recebeu um incremento de R$ 50 milhões no orçamento deste ano, contudo ele avalia que o setor “ainda está em quarto lugar na lista dos assuntos prioritários do governo”.

De acordo com o vice-governador Silval Barbosa, estão avançadas as discussões para a aquisição do Hospital. Além disso, Silval aponta que, ainda este ano, serão concluídas as obras do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.

Embora também confirme que as conversas com o governador estejam avançadas no sentido de colocar em prática a proposta de comprar o Hospital das Clínicas, o secretário Augustinho Moro afirmou que não existe data para efetivação ou início das obras no local. Ainda não há estimativa do investimento necessário para colocar o hospital em funcionamento. Um levantamento preliminar prevê que serão necessários R$ 2,5 milhões mensais somente para a manutenção.

No próximo dia 25, os membros da CPI da Saúde apresentam um relatório parcial da análise dos documentos encaminhados pelas prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, assim como os da secretaria estadual de saúde. Um diagnóstico preliminar aponta falhas na gestão por parte do Governo do Estado e prefeituras municipais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146190/visualizar/