Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 13 de Janeiro de 2010 às 00:29
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


Divuldação
Estado perde somente para o Rio Grande do Norte, que honrou 98,68% dos cheques no último mês de 2009.
Estado perde somente para o Rio Grande do Norte, que honrou 98,68% dos cheques no último mês de 2009.

Mato Grosso é o segundo estado brasileiro com maior números de cheques honrados do país. Segundo um estudo divulgado nessa terça-feira (12) pela TeleCheque, empresa especializada em verificação de crédito, em dezembro de 2009, 98,62% cheques emitidos no Estado foram quitados. Esse desempenho, que representa um incremento de um ponto percentual no total que foi registrado em novembro do ano anterior, de 97,61%, fez Mato Grosso subir 10 posições no ranking nacional de cheques emitidos. O Estado perde somente para o Rio Grande do Norte, que honrou 98,68% dos cheques no último mês de 2009.

Para o vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Hermes Martins, esse aumento no volume de cheques honrados reflete o ânimo dos vendedores e consumidores. Segundo ele, os clientes estão mais precavidos ao fazerem compras. De acordo com ele, por outro lado, os lojistas têm mecanismos de consulta que auxiliam as vendas. "Acredito que essa postura, de reduzir a inadimplência, deve se prolongar pelo ano".

De acordo com a pesquisa, o varejo brasileiro fechou registrou em dezembro, 98,21% de cheques honrados, representando um aumento de 0,6% perante o mesmo período de 2008. "A confiança do varejista em vender com cheques pré-datados junto com a maturidade do consumidor quanto ao seu endividamento resultaram em um final de ano acima das expectativas para todo o mercado", declara José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque, prevendo que o consumo responsável deve se fortalecer em 2010. Segundo ele, outro destaque em 2009 foi o aumento do incentivo da oferta de crédito com cheques pelos lojistas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146202/visualizar/