Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 12 de Janeiro de 2010 às 20:25
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


No melhor estilo mineiro, apesar de ter nascido em São Lourenço de Fátima, distrito de Juscimeira, o deputado federal Valtenir Pereira vai “comendo pelas beiradas" os frutos da filiação do empresário Mauro Mendes no PSB. O parlamentar conseguiu literalmente turbinar as aparições nos veículos de comunicação e já manda recado aos críticos que olham com certa desconfiança para a ascensão meteórica do socialista. “Temos cartas na manga para mostrar no momento certo”, revelou ao RDNews neste domingo (10), durante a XXVI Corrida de Reis, em Cuiabá.

Enquanto negocia com aliados a candidatura de Mendes ao governo, em especial com os deputados estaduais Percival Muniz (PPS) e Otaviano Pivetta (PDT), Valtenir vai articulando nos bastidores a continuidade de seu projeto político. Para tanto, tem trabalhado com duas alternativas: a conquista à reeleição ou a candidatura a vice numa chapa majoritária. Para viabilizar a primeira empreitada, ele precisa de alianças estratégicas para se beneficiar dos chamados “puxadores de votos”. Atualmente, a chapa dele ainda é considerada fraca e, a continuar assim, dificilmente Valtenir reconquistará a cadeira na Câmara Federal.

Em 2006, ele se elegeu por média, com 52.401 votos. O “puxador de votos” da coligação Unidade Ética na Política, formada por oito partidos, foi Homero Pereira (PR), que disputou pelo PPS e recebeu nada menos que 100.114 votos. Pela mesma coligação, Eduardo Moura teve 51.965 votos, 436 a menos que Valtenir, e ficou com a primeira-suplência.

Nos eventos de promoção da candidatura de Mendes, Valtenir aproveita para solucionar o problema da falta de candidaturas de peso em sua chapa. “Estamos na etapa de bombar a candidatura do Mauro Mendes, de aglutinar forças para esta questão (atingir o coeficiente eleitoral). Estamos conversando com os pré-candidatos do interior, entusiasmando os líderes partidários e trabalhando para fortalecer o projeto ao governo com Mauro Mendes.

Valtenir diz ter até 30 de junho, quando terminam as convenções partidárias, para definir as estratégias de campanha. Enquanto isso, ele articula o plano B, neste caso uma candidatura a vice na chapa encabeçada pelo peemedebista Silval Barbosa (PMDB), que conta com o apoio de “peso” do governador Blairo Maggi (PR). Valtenir nega ter interesse no projeto, mas admite que o assunto será discutido internamente no PSB. “Ainda é prematuro falar em candidatura majoritária. Quem muito quer, nada tem, já diz o ditado. Mas, com pé no chão, devagarzinho, lá na frente a gente analisa isso. Hoje o entendimento do partido é pela reeleição”.

 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146217/visualizar/