ANS descarta impacto em reajuste após mudanças em planos de saúde
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) informou que a mudança nos procedimentos médicos e odontológicos não causará impactos no reajuste anual de planos de saúde. Isso porque que o aumento deve ser anunciado em maio, e as mudanças entram em vigor a partir de 7 de junho.
A agência não deu estimativas do impacto no reajuste. No entanto, informou que em 2009 o aumento foi de 6,76%, sendo 1% referente à ampliação do atendimento ocorrida no ano anterior.
As novas alterações valem para os cerca de 44 milhões de pessoas com planos vigentes a partir de janeiro de 1999, ano da regulamentação do setor. Outros cerca de 10 milhões de planos antigos não são regulamentados pela ANS.
Além da inclusão de cerca de 70 procedimentos médicos nos planos, também passam a valer em junho outras normas como a cobertura pelos planos coletivos aos acidentes de trabalho e aos procedimentos de saúde ocupacional.
Outra mudança é o fim da limitação de 180 dias de atendimento em hospital-dia para pacientes com necessidade de acompanhamento da saúde mental. De acordo com a ANS, a medida visa substituir as internações psiquiátricas.
Comentários