Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Janeiro de 2010 às 07:03
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


A epidemia de dengue em Cuiabá que já fez 14 vitimas fatais entre 57 de todo Mato Grosso está levando o prefeito da capital, Wilson Santos (PSDB) a promover uma reunião hoje na Acrimat a partir das 14h30 min. Intitulado de Movimento Cuiabá - Todos contra a Dengue, a administração municipal decidiu conclamar segmentos sociais variados para auxiliar no combate a doença que saiu do controle por causa da falta de ações preventivas por parte do Estado e do próprio município.

Inclusive um dos possíveis convidados seria o Ministério Público que através Procuradoria de Justiça Especializada de Defesa da Cidadania e do Consumidor que é conduzida pelo procurador Edmilson Costa e pelo promotor Miguel Slhessarenko que responde na ausência do promotor Alexandre Guedes, para dar efetividade às ações do município em relação a casas e propriedades onde não se realiza o devido combate dos focos da doença.

O Ministério Público ingressou com medida contra as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande por omissão dos gestores no trato da questão dengue, mas pouco o quase nada mudou com isso, tanto é que os casos notificados até o momento mais que dobraram em relação ao ano passado e o número de vítimas fatais teve um crescimento ainda maior.

A CPI da Saúde na Assembléia Legislativa busca alternativa e ações com impeçam o avanço da crise no setor que piora a cada dia, inclusive com o fechamento das atividades do Hospital Universitário Júlio Muller por falta de condições de trabalho. "Do jeito que as coisas estão andando não dá para ficar, é preciso medidas de impacto para que o setor de saúde tenha condições de atender a demanda", disse o deputado Sérgio Ricardo, presidente da CPI.

O prefeito Wilson Santos, na última sexta-feira se reuniu com toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, e decidiu tomar ações emergenciais no combate a dengue, partindo primeiramente do envolvimento da comunidade e de entendidas representativas. A reunião de hoje tentará dar um norte e iniciar os trabalhos emergenciais já que a dengue faz novas vítimas fatais ou não diariamente em todo Mato Grosso.

O presidente da CPI da Saúde, deputado Sérgio Ricardo (PR), defendeu a adoção de medidasemergenciais para o combate de doenças como a dengue e para a solução da crise do setor, chamando a atenção para medidas como as adotadas pelo Estado do Rio de Janeiro de multaraquelas residências ou terrenos em que a reincidência da dengue for detectada pela vigilância sanitária.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146403/visualizar/