Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 18 de Julho de 2013 às 21:46

    Imprimir


Júlio Cesar Salton é engenheiro agrônomo (UPF), tem mestrado e doutorado em Ciência do Solo (UFRGS) e é pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste. Desde 1992 vem trabalhando com sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em diversos ambientes do Cerrado, em especial no Mato Grosso do Sul, estudando a produtividade dos sistemas e a qualidade do solo.

 
BeefPoint: O que você considera mais importante em uma fazenda de ILP (ou ILPF)?

 
Júlio Cesar Salton: Em propriedades com o SILPFs o que merece destaque é a estabilidade econômica com a garantia de receita financeira e a redução dos custos de produção, também se destaca a capacidade de produção, obtendo eficiência técnica e conciliando com a preocupação ambiental, uma vez que ao adotar corretamente os sistemas integrados, é possível melhorar a qualidade do solo e do ambiente, com menor uso de insumos e menores emissões de gases de efeito estufa. ”Com os SILP é possível produzir e melhorar o ambiente”

 
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro na ILP (ou ILPF) no Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?


 
Júlio Cesar Salton: É difícil citar nomes, mas temos ótimos exemplos de sucesso com a adoção dos SILPs em praticamente todos os ambientes (desde o sul até o nordeste do Brasil) e tipos de propriedade (pequena, média e grande), isto é possível afirmar com o acompanhamento de um projeto de âmbito nacional coordenado pela Embrapa para pesquisa e transferência de tecnologias em ILPF.


 
BeefPoint: Qual o maior desafio da ILP (ou ILPF) no Brasil hoje?


 
Júlio Cesar Salton: Do ponto de vista de transferência, creio que o desafio é relativo à formação e qualificação de profissionais de AT com a visão integrada, pois para a adoção de sistemas integrados é necessário que o produtor disponha de informações e orientações da agricultura e de pecuária para ILP e ainda de floresta no caso de ILPF.


 
Do ponto de vista técnico sempre há informações a acrescentar, adequando as novas tecnologias desenvolvidas para os sistemas simples para serem utilizadas nos sistemas integrados. Acredito que muitas informações novas estão sendo geradas com a incorporação das árvores aos sistemas de ILP, que sem dúvidas poderão trazer resultados importantes.


 
BeefPoint: Em relação a ILP (ou ILPF), qual inovação na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?


 
Júlio Cesar Salton: O desenvolvimento de estudos com a incorporação das árvores em áreas de ILP sem dúvida tem sido uma importante inovação que amplia ainda mais o potencial agronômico e econômico dos sistemas integrados, também pode ser uma importante alternativa para a agropecuária nos próximos anos diante das mudanças climáticas globais.


 
BeefPoint: O que o setor poderia fazer para aumentar a competitividade da ILP (ou ILPF) no Brasil?
Júlio Cesar Salton: O impacto da adoção da ILP no Brasil é algo gigantesco e em termos médios pode resultar em números impressionantes, basta pensar que é possível aumentar os valores de produtividade de 100 kg/ha por exemplo para 600 kg/ha, que é valor muito comum em áreas com ILP, ou seja, multiplicar o que se produz hoje por seis, ou de outra forma poderíamos obter a produção atual em uma área 5 a 6 vezes menor, possibilitando incorporar novas áreas de agricultura ou mesmo ampliar a pecuária.


 
BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em ILP (ou ILPF)?


 
Júlio Cesar Salton: Se já existe algum interesse no assunto é o primeiro passo. A partir da predisposição para mudar a situação em que se encontra na atividade pecuária, com a inserção gradativa de tecnologias tem início um processo irreversível de melhorias na capacidade produtiva, aos poucos o produtor percebe que tem muito a ganhar, se dá conta de que está longe de atingir o potencial produtivo de sua propriedade e que além de ampliar sua eficiência como produtor rural, com maiores ganhos econômicos, ainda pode contribuir em muito para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida de todas as pessoas. Não tenha dúvida que é um desafio, mas que pode ser transposto e trará ótimos resultados.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/14659/visualizar/