Novo salário mínimo beneficiará 40 milhões de pessoas neste ano
"É um ganho importantíssimo para a economia. Isso mexe com os que ganham salário mínimo, os que ganham benefício da aposentadoria, os que têm o mínimo como referência do salário". Para o ministro, o grande diferencial e avanço do governo Luiz Inácio Lula da Silva foi o ganho real do salário mínimo. "Esse é o grande segredo do Brasil para dizer que, quando o trabalhador ganha bem, melhora para todo mundo", disse Lupi, lembrando que o aumento da renda acaba expandindo as vendas e, consequentemente, gerando mais empregos.
Questionado sobre os salários mínimos regionais, que muitas vezes ultrapassam em grande percentual o valor do mínimo nacional, Lupi disse que vê positivamente este fato. "O Brasil é um país com 27 diferentes Estados, com realidades diferentes. Não dá para comparar a pujança de Estados como Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo com de Estados que recentemente se emanciparam, que ainda não têm indústria forte, como Acre, Amapá. Acho positivo (os salários regionais) porque isso puxa a economia. O salário está no custo do produto que a empresa vende. A economia ganha, é mais dinheiro circulando, vende mais, gera mais emprego e produz mais riqueza".
Sobre o fato de este ano ser eleitoral e se alguns Estados não poderiam estar se aproveitando disto para dar um aumento ainda maior do mínimo, Lupi disse: "Ano eleitoral não pode ser impeditivo para dar um salário mais justo ao trabalhador. Salário é investimento".
Comentários