Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 07 de Janeiro de 2010 às 08:52
Por: Leonardo Goy

    Imprimir


 
A inadimplência no comércio varejista despencou no ano passado. Segundo dados da SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os registros no SPC caíram 14,9% em 2009, na comparação com 2008. Cada registro equivale a um consumidor inadimplente que teve seu nome incluído na lista do SPC. É por isso que a redução desse cadastro revela uma redução nos calotes.

O levantamento, divulgado ontem, mostra que os registros no SPC recuaram 4,98% em dezembro do ano passado em relação a novembro do mesmo ano; e 3,02% em relação a dezembro de 2008. A medição da inadimplência pelo SPC é diferente daquela divulgada periodicamente pelo Banco Central, que leva em conta a falta de pagamento de dívidas contraídas no sistema financeiro.

Os dados do SPC e da CNDL mostram também crescimento das vendas do comércio em 2009. A consultas ao SPC para a realização de compras a prazo ou pagamento em cheque cresceram 19,56% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro. Já no confronto com o último mês de 2008, as consultas subiram 5,06%. No acumulado de janeiro a dezembro de 2009 ante os mesmos 12 meses de 2008, o aumento foi de 3,07%.

O crescimento das consultas reflete aumento das vendas, já que, para efetivar uma venda a prazo ou uma transação com cheques, o lojista precisa consultar o cadastro do SPC para saber qual a situação de crédito desse consumidor.

RECUPERAÇÃO

O presidente do SPC Brasil, Roberto Alfeu Pena Gomes, acredita que a queda da inadimplência no País neste ano deverá ser ainda maior do que a de 2009. "Deverá cair mais de 15%", afirmou o executivo, sem, entretanto, fazer uma estimativa precisa.

Para Gomes, o bom resultado de 2009 reflete principalmente a recuperação do emprego e da renda dos consumidores brasileiros. "2008 foi o ano da crise, mas 2009 foi o ano da recuperação."

O presidente do SPC Brasil ressaltou que foram os consumidores de menor poder aquisitivo que ajudaram o País a sair da crise e vão alimentar o consumo neste ano. "As classes C, D e E são a solução do Brasil."

PIB DE 6.1%

Gomes disse que a previsão do SPC e da CNDL é de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresça 6,1% em 2010. "Teremos o terceiro maior crescimento de PIB do mundo, atrás apenas da China e da Índia." Os lojistas, porém, estão apostando em uma alta dos juros até o fim de 2010. Para eles, a taxa básica (Selic), que hoje está em 8,75% ao ano, deverá encerrar 2010 na casa dos 10,5%.

A pesquisa divulgada ontem pelo SPC e oeka CNDL aponta que, além da redução da inadimplência, houve, no acumulado de 2009 na comparação com 2008, crescimento de 3,87% dos cancelamentos de registros do SPC. Isso significa que aumentou a quantidade de consumidores que quitaram suas dívidas e tiraram seu nome do cadastro de inadimplentes.




Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146772/visualizar/