Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 06 de Janeiro de 2010 às 11:43
Por: Adriana Nascimento

    Imprimir


A dengue não tem dado trégua à população mato-grossense. O período de chuvas aliado à falta de estrutura de coleta de lixo e de iniciativas do comunidade está causando surtos em várias cidades. Uma delas é Rondonópolis (a 210 km ao Sul de Cuiabá), que enfrenta falta de leitos e de profissionais para realização de exames. Em Cuiabá a situação não é diferente. O índice geral de infestação, conforme dados da Superintendência de Combate à Dengue, é de 2,9, o que representa 1% a menos do índice considerado como estado de alerta pelo Ministério da Saúde. O problema é que há bairros cuiabanos que já apresentam panorama de surto com infestação de 8,9%, como é o caso do Jardim Umuarama, que tem 10,8% de índice.

Em Rondonópolis hospitais e policlínicas já não dão conta de tantos pacientes com suspeita da doença. De acordo com a diretora-técnica do Pronto Atendimento, Cátia Maria Justina, dos 200 atendimentos do Pronto-Socorro diariamente, mais de 100 casos são de suspeita da doença. Nem os laboratórios estão conseguindo atender a toda a demanda por exames para confirmar a infestação. Já está se buscando exames em cidades vizinhas. O secretário de Saúde Valdecir Feltrin alerta que a dengue é uma doença ambiental. “Cerca de 50% estão concentrados nos quintais e 25% dos casos são de dentro das casas. Dessa forma, o poder público não tem como controlar sem a ajuda dos moradores”.

Da mesma opinião é o supervisor de combate à dengue de Cuiabá, Fábio Henrique Oliveira Silva, que aponta a falha no combate como sendo por falta de apoio da população. Neste mês, a secretaria municipal de Saúde começa a desenhar uma campanha educativa nas escolas. A ideia é conseguir baixar o alto índice apresentado pelos bairros periféricos que apresentam mais infestação. Dentre os dez bairros de cada distrito sanitário da Capital que fecharam o último ciclo de 2009 com maior índice de infestação predial por larvas do mosquito transmissor da dengue, apesar de não apresentar o número mais alto, no Distrito Sul, todos apresentaram risco de surto.

Os bairros com maior incidência de larvas do mosquito encontrados pelos agentes do programa de combate à dengue foram Jardim Umuarama, com 10,8 (Norte); Jardim Shangri-Lá, 10,2 (Leste) e Jardim Passaredo II, com 8,9 (Sul). Os bairros onde o crescimento da proliferação preocupa os agentes de saúde são o Umuarama e o Pedra 90 devido à falta de estrutura encontrada já que esses locais ainda estão em processo de ocupação.

Providências

A Vigilância Sanitária vai intensificar as notificações nas casas enquanto a secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá começa a notificar os donos de terrenos baldios para realização de limpeza. Resta saber se o poder público também vai fazer a lição de casa e limpar as diversas praças que estão cheias de mato e entulhos, algumas delas localizadas na região do jardim Sahngri-lá.

O fumacê não é cogitado para entrar em operação, com vistas ao combate ao mosquito transmissor da doença neste momento porque as chuvas lavariam o produto aplicado. Só será usado mesmo, conforme o supervisor de combate à dengue, nos locais onde forem detectados mais casos de dengue hemorrágica. Na segunda (11) os agentes começam a visitar as casas para aplicação de larvicidas.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146877/visualizar/