Em MT, 40% dos ladrões voltam ao crime
No balanço, Sampaio também acrescenta que, de janeiro a dezembro de 2009, foram concedidos 4.742 alvarás de soltura em Cuiabá. No mesmo período, 389 presos receberam o alvará em Várzea Grande. "Sabemos que as pessoas não saem da cadeia procurando emprego, saem piores. Isso gera uma sensação de impunidade muito grande", ressalta o coronel. Frente a esses dados, Sampaio defende a necessidade de uma revisão urgente na legislação processual penal.
De 15 de dezembro de 2009 e 03 de janeiro de 2010, o trabalho da Polícia Militar de Mato Grosso foi intensificado para a operação "Natal com Segurança". Nesse período de festas de final de ano, a PM registrou 6.729 ocorrências, resultando 951 prisões em flagrante e 53 por cumprimento de mandado. Ao todo, nos 20 dias de trabalho intensificado, a PM de Mato Grosso realizou 107.249 abordagens. Segundo o Coronel Sampaio, o aumento na média de cada tipo de ocorrência em relação ao mesmo período da operação 2008/2009 não significa que a violência aumentou. "Os números traduzem a alta produtividade da PM em parceria com o Corpo de Bombeiros e Polícia Civil."
Em Cuiabá, nesse mesmo período de festas, a Polícia Civil registrou 4.363 boletins de ocorrências, 288 prisões e 205 flagrantes. A diretora adjunta da Polícia Civil, Thaís Camarinho, vai de acordo com o que disse o coronel da PM Joel Sampaio e salienta que o alto número de ocorrências e prisões em flagrante é resultado da variedade de serviços disponibilizados para os cidadãos no final do ano de 2009, entre eles a delegacia móvel e a delegacia virtual.
Comentários