Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Janeiro de 2010 às 21:27
Por: Clarice Navarro Diório

    Imprimir


Duas pessoas morreram em Cáceres vítimas da dengue hemorrágica nos três primeiros dias do ano. A primeira vítima foi Augusto César da Silva Júnior, de 13 anos, que morava no bairro Poupex I. Ele deu entrada no hospital no dia 29 de dezembro, já em estado grave, e morreu na manhã do dia 1º.

A segunda foi o trabalhador rural José Gomes de Souza, que trabalhava em um assentamento da região e cuja família reside no bairro Cidade Nova. Ele tinha 33 anos, foi hospitalizado no dia 30 e encaminhado diretamente para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), pois estava com sangramento. Ele morreu no domingo.

Em 2009, ocorreram cinco mortes, sendo quatro por dengue hemorrágica e uma por dengue clássica com complicações. Todas as mortes aconteceram em novembro e dezembro. O município fechou o ano contabilizando 2.988 casos notificados de dengue, mas esse número pode ser maior, segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária do município, bióloga Arlene Alcântara. “Faltam dados de algumas unidades de saúde. Esse número com certeza será maior”, afirmou.

Ontem, técnicos da Visa passaram o dia reunidos traçando novas ações. O objetivo principal é o combate ao vetor, ou seja, ao mosquito transmissor da dengue. Também está sendo discutido um atendimento mais célere no Pronto Atendimento Médico – onde no último domingo não havia nem água, nem copos descartáveis para os pacientes.

Arlene Alcântara disse que o combate ao vetor – Aedes aegypti - está diretamente ligado à postura da população. “Combater o mosquito significa limpar quintais e terrenos, impedindo assim a existência de criadouros”. A partir desta semana, com a publicação de uma nova lei sancionada em dezembro, que dá mais poderes aos agentes de polícia, a Secretaria de Saúde do município vai determinar às equipes que comecem a notificar e multar proprietários de imóveis onde haja acúmulo de lixo. A medida mais dura pretende fazer cair o índice de infestação predial superior a 3% que tem sido registrado nas últimas semanas devido ao aumento das chuvas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146945/visualizar/