Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Janeiro de 2010 às 12:57
Por: Adriana Nascimento

    Imprimir


   Cuiabá teve mais casos de dengue em 2009 do que todo o ano de 2008 em Mato Grosso. O número de notificações chega a 13.538 casos no último ano. Destes, 332 foram considerados graves. Treze pessoas morreram em consequência da dengue hemorrágica. Em 2008, a Vigilância Sanitária apontou mais de 11 mil vítimas do mosquito Aedes Aegypti em todo o Estado.

    A proliferação da doença é motivada por falta de conscientização dos moradores e também do poder público que, apesar de fazer propaganda, pouco investe no trabalho preventivo. Não há fiscalização em locais que acumulam pneus a céu aberto, ambiente propício para o vetor da dengue. No perímetro urbano, há muito lixo no chão e, quando colocado nos depósitos, acaba não sendo recolhido regularmente. Pneus são transformados em criadouros fartos para os mosquitos. As borracharias, que, ao que parece, não são submetidas à fiscalização das secretarias de Meio Ambiente e Saúde da capital, acumulam pneus expostos com acúmulo de água das chuvas.

   Alguns destes estabelecimentos, localizados nas regiões do Coxipó, Araés e Porto, foram apresentados em reportagem do Bom Dia MT, da TV Centro América (Rede Globo) nesta terça (5). Segundo a matéria, no Alvorada, os quintais com entulhos são os grandes problemas. Devido aos resíduos que acumulam água parada, numa única rua, três pessoas contraíram dengue. Há também caixas d’água descobertas que se transformam em criadouros que, junto com o grande volume de chuvas, pode tornar o problema ainda mais grave.

Cuidados simples para se evitar criadouros do mosquito da dengue
Limpar e tampar caixa d’água
Não deixar água acumular em pratos de plantas e colocar areia para não haver acúmulo de água
Vistoriar possíveis locais que acumulam água após cada chuva
Limpar calhas
Virar garrafas que ficam no quintal
Jogar lixo no lixo





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146992/visualizar/