Nesses primeiros meses as pessoas erram com frequência o ano na hora de preecher o cheque.
Febraban alerta para data na hora de preencher os cheques
Com o objetivo de se evitar que uma grande quantidade de cheques seja devolvida em conseqüência de erros de preenchimento no campo ‘data’ (2009 em vez de 2010), a Federação Brasileira dos Bancos - Febraban recomendou a seus associados que, no decorrer de janeiro, redobrem a atenção durante o exame dos cheques.
Nos bancos serão verificadas a seqüência numérica pela data de entrega do talão ou de folhas. A medida evitará que muitos documentos sejam devolvidos e facilitará o dia-dia dos clientes bancários.
De acordo com informções divulgadas no site Infomoney, consumidores e comerciantes tamnbém devem ficar muito atentas na hora de preencher e receber os cheques. O problema é que nesse início de ano é muito comum as pessoas errarem a troca do ano corrente pelo anterior. Geralmente prechem com o mês - janeiro, mas colocam o ano - 2009.
Não há nenhuma lei que obrigue os bancos a aceitaram cheques preenchidos com esses erros, mas os bancos costumam aceitar esses cheques com data do ano anterior até o fim de janeiro. Mas atenção! Esses cheques não podem, de maneira alguma, estar rasurados e prescritos (180 dias a partir da data de sua emissão - lembrando que os bancos também tem um controle pelo número do cheque e do talão).
Portante é muito importante estar sempre atento na hora de preencher cheques nesse período do ano.
Outras dicas importantes é emitir sempre cheques nominais e cruzados; não deixar outra pessoa preencher as folhas; jamais deixar espaços em branco entre os números ou palavras; escrever sempre no versu uma declaração de sua finalidade e endossar o emitente, entre outras.
Comentários