Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 04 de Janeiro de 2010 às 02:56

    Imprimir


Dubai deve inaugurar hoje o maior prédio do mundo em meio a rigorosas medidas de segurança, celebrando a torre como feito ousado no palco mundial, apesar da turbulência que atinge os alicerces econômicos da cidade-Estado.

Na véspera da inauguração, a altura verdadeira do Burj Dubai - Torre Dubai, em árabe - permanecia um segredo bem guardado. Ultrapassando os 800 metros, há muito tempo o edifício superou seu rival mais próximo, o Taipei 101, em Taiwan e deve ter duas vezes a altura do Empire State Building.

Em busca de recordes, os construtores do Burj não se contentaram com isso.

O edifício ostenta o maior número de andares e o andar habitado mais alto de todos os prédios do mundo, e ocupa o posto de estrutura mais alta do planeta, ultrapassando uma antena de televisão na Dakota do Norte. Seu observatório - no andar 124 - também é recordista.

"Não sabíamos quão alto poderíamos chegar", disse Bill Baker, engenheiro estrutural do prédio. "Foi uma espécie de exploração... um aprendizado." Baker, do escritório de arquitetura e engenharia Skidmore, Owings & Merrill, de Chicago, disse que, nos projetos preliminares, o Burj ultrapassava em 10 metros o recordista anterior, Taipei 101.

A empreiteira responsável pelo Burj, Emaar Properties, seguiu aumentando a altura do projeto mesmo depois do início da construção, superando num total de 300 metros seu concorrente mais próximo, disse Baker. Ele não revelou a altura exata do prédio.

Na noite de segunda feira, o regente de Dubai deve inaugurar o arranha-céu com um espetáculo de fogos de artifício. Jornais locais citaram o general Mohammed Eid al-Mansouri, chefe da unidade de proteção, segurança e emergência da polícia de Dubai, que afirmava contar com mais de mil agentes, entre eles policiais à paisana e atiradores de elite, para garantir a segurança do local.

As obras tiveram início em 2004 e prosseguiram com rapidez. Houve períodos em que um novo andar era acrescentado a cada três dias, refletindo a corrida febril de Dubai.

Em janeiro de 2007, milhares de operários, muitos deles trazidos da Índia sob contratos temporários, já tinham concluído os 100 primeiros andares.

O edifício terminado conta com mais de 160 andares. São 50 andares a mais do que a Torre Willis, de Chicago, antes conhecida como Torre Sears, o maior edifício dos EUA.

No auge da procura, alguns apartamentos do Burj eram vendidos por mais de US$ 19 mil por metro quadrado, apesar de agora poderem ser comprados pela metade desse valor. Além de escritórios e apartamentos de luxo, o Burj abrigará um hotel projetado por Giorgio Armani.




Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147161/visualizar/