Cuiabá investe na qualificação da mão-de-obra para inserção no mercado de trabalho
Com o foco voltado para 2014, ano em que Cuiabá será uma das sedes da Copa do Mundo da Fifa, a Prefeitura da Capital iniciou este ano um mutirão de cursos de qualificação em diversos setores ligados ao turismo. No mês de novembro foram formadas mais de 180 pessoas de diversos bairros, nos cursos de cozinheiro, camareira, recepcionista e garçom.
De acordo com Elizete Pires da Silva Arruda, 22 anos, moradora do Planalto, e uma das novas profissionais qualificadas, o curso agregou mais conhecimento à sua experiência profissional, proporcionando-lhe maior confiança, inclusive para procurar um novo emprego, já que atualmente se encontra desempregada.
“Fiz o curso porque amo a área de atendimento, aprendi muito com os instrutores, e acredito que em breve arrumarei um novo emprego”, declarou.
Essas qualificações fazem parte da parceria entre Cuiabá e o Ministério do Trabalho, através do Plano Setorial de Qualificação Planseq/Turismo, cujo objetivo é preparar a mão-de-obra local para ser absorvida pelo mercado, beneficiando tanto a população como a economia local. A opinião é do secretário da pasta, Osmário Daltro, ao explicar a finalidade do Planseq. “O programa oferece qualificação sócio-profissional à população de baixa renda, com maior vulnerabilidade social, buscando atender trabalhadores jovens e adultos, empregados e desempregados, que não tiveram acesso à educação profissional, e com baixa escolaridade”, disse.
Daltro afirmou que para participar dos cursos de formação do Planseq é necessário ter concluído o ensino fundamental, ter no mínimo 18 anos completos, estar desempregado e residir na região onde há demanda por mão-de-obra e ser beneficiário do Programa Bolsa Família. “Em Cuiabá, este ano, atendemos os moradores dos bairros Tijucal, 1º de Março, Pedra 90, Planalto e Jardim União, com três meses de capacitação, com uma carga horária de 20 horas/gratuitamente. “O trabalho desenvolvido sob a supervisão do Sine Municipal, cujo papel é incluir os qualificados no mercado do trabalho”.
Comentários