Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Janeiro de 2010 às 03:22

    Imprimir


O homem-bomba que matou pelo menos seis agentes da CIA (agência de inteligência americana) em uma base ao longo da fronteira do Afeganistão com o Paquistão na quarta-feira era um informante da agência que tinha visitado a mesma base várias vezes no passado, de acordo com uma pessoa próxima ao diretor de segurança da instalação, informou nesta sexta-feira a rede americana ABC.

O informante era um paquistanês e um membro da tribo wazir da área tribal paquistanesa do Waziristão do Norte, segundo a mesma fonte ouvida pela ABC.

De acordo com o relato, o diretor de segurança da base, um afegão chamado Arghawan, estava com o informante, depois de encontrá-lo na fronteira, e por isso o informante não foi revistado. Arghawan também morreu no ataque.

Na quinta-feira, a CIA confirmou em um comunicado, que agentes estavam entre os mortos na base de Chapman. De acordo com um balanço fornecido mais cedo por uma fonte americana no Afeganistão, oito "civis" americanos morreram no ataque.

O atentado, reivindicado pelos insurgentes fundamentalista Talebans, foi realizado na base operacional avançada Chapman, na Província de Khost, uma das instalações utilizadas pela CIA e por uma equipe de reconstrução provincial (PRT) formada por civis e militares. Elas também servem de local de treinamento para as forças especiais afegãs, segundo dirigentes americanos.

Os jornais "The Washington Post" e "The New York Times" indicaram que os agentes do serviço de inteligência que trabalhavam na base Chapman eram responsáveis pela coleta e análise de informação, e pelo planejamento de missões contra os taleban e a rede Al Qaeda na região de fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

Entre essas operações, segundo fontes dos serviços de inteligência citadas pela imprensa, estavam os ataques com aviões não tripulados e mísseis para matar dirigentes dos grupos rebeldes.

Até esse ataque, a CIA tinha perdido apenas quatro agentes desde os atentados de 11 de setembro de 2001, segundo a imprensa americana.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147249/visualizar/