Ministério suspende recursos para Saúde da Família em Cuiabá
O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Olhar Direto apurou que em Mato Grosso foram canceladas verbas para três municípios. De acordo com informações do ministério, Cuiabá está com irregularidades em duas equipes de saúde da família e na contratação de 12 agentes comunitários de saúde.
A cidade de Cáceres está com uma equipe de saúde da família e cinco agentes irregulares. Rosário Oeste tem uma equipe irregular, bem como oito agentes comunitários.
Os valores de recursos cancelados não foram informados, todavia, a suspensão é para a competência financeira de dezembro de 2009. De acordo com a ministra interina Márcia Bassit Lameiro da Costa, os municípios apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais e só voltarão a receber os repasses após a regularização. A portaria foi publicada no último dia do ano.
Comentários