Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 02 de Janeiro de 2010 às 13:30
Por: Denise Souza

    Imprimir


Guilherme Filho

 

O mês de janeiro já é conhecido como o período das liquidações, mas, antes de comprar, o consumidor deve consultar seu orçamento, comparar ofertas e avaliar as formas de pagamento oferecidas. O Procon Estadual alerta para a contratação de novas dívidas, que somadas as feitas no Natal, podem levar ao superendividamento. Além disso, antes de se deixar atrair pelos descontos é bom lembrar que nessa época do ano existem gastos extras, como IPVA, material escolar e IPTU.

É comum encontrar nas promoções produtos com algumas avarias, riscados ou amassados como no caso dos eletrodomésticos. Assim, o consumidor deve exigir que a loja coloque na nota fiscal os problemas apresentados, detalhando um por um. Caso surjam outros defeitos, as lojas devem trocar o produto, independente do preço estar em liquidação. Para bens não duráveis, como roupa, comidas e bebida, o prazo para reclamação do consumidor é de 30 dias. Para bens duráveis, 90 dias. “Se possível, o consumidor deve testar o produto ainda na loja ou conferir, no momento do recebimento, as mercadorias entregues posteriormente”, recomenda a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.

Fique atento ao material publicitário oferecido pelas lojas. Ele serve para você avaliar as ofertas antes de uma compra. Caso haja o descumprimento do que foi ofertado, este material também servirá como prova para reclamação. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), toda a oferta de produtos obriga o fornecedor que a veiculou a cumpri-la.

Outra dica importante, é que seja nacional seja importado, qualquer produto deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas caracterís¬ticas, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Para mais informações, ligue para os telefones do Procon Estadual – 151 ou 3613.8500. O órgão está localizado na Avenida do CPA, nº 917, Bairro Araés (ao lado da Polícia Federal). O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e no posto de atendimento do Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147317/visualizar/