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Cidades/Geral
Quarta - 30 de Dezembro de 2009 às 12:42
Por: André Michells

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Pesquisa de opinião, realizada pelo Instituto Voice, de Cuiabá, em sete cidades pólos de Mato Grosso, apontou índice de satisfação dos clientes de 81,6%. O instituto perguntou: Como você avalia os serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito? Para 3,6% a atuação da autarquia é considerada ótima. 38,3% avaliaram como boa e 39,7% como regular. O índice negativo ficou em 10,2% e 7,9% não souberam responder.

Entre os trabalhos do Detran, as campanhas educativas são conhecidas pela maioria dos entrevistados. 86% aprovam o trabalho educativo e 67% dizem que aprendem muito com as campanhas. A mais citada é a de carnaval, com 83% de conhecimento. Desses, 94% disseram aprender lições relevantes.

O Programa de Educação para o Trânsito nas Escolas (PETE) também possui alto índice de conhecimento da população, 64%. Desses, 67% classificaram o Programa como de grande aprendizado para os alunos. Também foram citadas as campanhas de Férias, Páscoa e Rota Cidadã, que é voltada para caminhoneiros.

A estrutura de atendimento do Detran, na Capital e no interior, foi classificada como ótima e boa por 73,9%. Levando - se em conta o índice regular, 18,3% o número sobe para 92,2%. Além da sede, o Detran possui 63 Ciretrans, 13 agências Vips e 46 agências Municipais de Trânsito, que funcionam em parceria com as prefeituras. Para a diretora de Gestão Sistêmica da autarquia, Eleonora Duze Duarte da Cosra, os números apurados são um sinal de que o Detran está fazendo a lição de casa e caminha no rumo certo. "Nós fizemos várias mudanças na forma de administrar o Departamento e isso nos trouxe mais agilidade nos processos", avalia.

O Instituto também questionou sobre possíveis atos de corrupção. 96% disseram que nunca sofreram abordagem neste sentido. Apenas 1,3% disseram ter tentado persuadir servidores a oferecer vantagens dentro da autarquia. De acordo com o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, o número reflete a índole da maioria das pessoas. “Apenas uma pequena parcela é desonesta. Nosso povo é bom, trabalhador e tem caráter. Infelizmente, em todas as sociedades do mundo, há uma minoria de má índole e, para estes, contamos com a Polícia e a Justiça”, destaca.

A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas, acima de 18 anos, habilitadas ou que possuam veículo e que, de alguma forma interagem ou já interagiram com o Detran. A maioria é composta por homens, 61,5%. A amostra reflete a opinião de quase um milhão de pessoas, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro de 2009.





Fonte: Assessoria/Detran-MT

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