Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 28 de Dezembro de 2009 às 11:31

    Imprimir


Um estudo feito por três pesquisadores do departamento de economia da USP --Ricardo Madeira, Marcos Rangel e Fernando Botelho-- mostra que os professores da rede estadual dão notas maiores a seus alunos do que as que os mesmos estudantes recebem no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), de acordo com a reportagem de Antônio Gois, publicada na edição desta segunda-feira na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Esse é o primeiro estudo que compara o desempenho de estudantes no Saresp com as notas dos boletins escolares.

A pesquisa também mostra que existe diferença entre as notas dadas aos alunos negros e branco. Enquanto, os estudantes tiveram o mesmo desempenho no Saresp, as notas dos brancos são mais altas em salas de aula. No estudo foi comprovado que as meninas têm preferência na avaliação dos professores.

Notou-se que a maior diferença entre notas foi nas provas de matemática do 3º ano do ensino médio. Na prova do Saresp, só 36% tiveram êxito. Já para os professores, quase todos (93%) atingiram o patamar mínimo de aprendizado considerado adequado.

O Saresp é o exame de avaliação de aprendizagem aplicado pelo governo estadual. A prova avalia estudantes das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Participaram do exame este ano 1.780.122 alunos de escolas estaduais, 625.950 alunos de escolas municipais e 68.745 alunos de escolas particulares.

Foram avaliadas as disciplinas de língua portuguesa (incluindo redação), matemática, história e geografia. Mas, apenas as disciplinas de língua portuguesa e matemática foram consideradas na composição do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), utilizado para definição de metas e avaliação das escolas da rede estadual.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147613/visualizar/