Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Dezembro de 2009 às 10:41
Por: Ronaldo Couto

    Imprimir


Um novo caso de dengue hemorrágica foi registrado neste final de semana na região do Araguaia, no município de Aragarças (GO), divisa com Barra do Garças. A dona de casa Maria dos Santos, 32 anos, faleceu com suspeita da doença. Ela, juntamente com a filha de 11 anos, foi encaminhada para Hospital de Doenças Tropicais(HDT) de Goiânia-GO, ambas com os sintomas da versão hemorrágica da dengue.

Segundo a família, a dona de casa não resistiu a uma forte hemorragia interna e morreu. A filha continua sendo avaliada pelos médicos, mas já está fora de risco de morte. Maria foi sepultada na tarde deste domingo (27) sob protestos da família acerca do avanço da doença na região do Araguaia.

Maria dos Santos entra para as estatísticas como a décima vítima de dengue hemorrágica na região do Araguaia. O maior número de mortes aconteceu em Barra do Garças com 5 óbitos, 4 em Aragarças e 1 em Nova Xavantina. De acordo com Pólo Regional de Saúde de Barra do Garças, a microrregião de Barra com 10 municípios já registrou mais de 2.600 notificações de dengue. Somente em Barra do Garças já foram 1.700 casos de janeiro até dezembro deste ano.

Em Aragarças (GO) já está utilizando o carro fumacê para combater o mosquito Aedes Egypti segundo informou o secretário de Saúde, Wladimir Marcelo. “Nós fizemos um trabalho preventivo retirando recipientes que acumulem água e estamos orientando a população para manter os quintais e terrenos limpos. O fumacê auxilia no combate ao mosquito na fase adulta” destacou.

A maioria dos casos graves de dengue em Barra do Garças estão sendo encaminhados para Goiânia devido ao problema de leitos em Cuiabá. A situação se agravou ao ponto da secretária Municipal de Saúde de Barra do Garças, Daniela Salun, pedir apoio do Ministério Público Estadual (MPE) para conseguir vagas na capital do estado.

A prefeitura de Barra do Garças no início de novembro contratou 30 agentes para auxiliar no trabalho de conscientização da população para limpar os terrenos, caixas d’agua, calhas e esvaziar os recipientes que possam acumular água nos quintais. Apesar do alto índice de casos de dengue na cidade, a prefeitura ainda resiste à idéia de convocar os carros fumacê para auxiliar no combate ao mosquito da dengue. A secretaria tem utilizado o trabalho de nebulização com bombas costais nos lotes e quintais onde haja registro de dengue. Outra medida com o apoio do MPE é multar os proprietários de imóveis e terrenos sujos que estejam acumulando lixo e focos de dengue na cidade.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147618/visualizar/