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Segunda - 28 de Dezembro de 2009 às 08:30
Por: Hemília Maia

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Nem só de rodovias pavimentadas vive Mato Grosso. Pelas rodovias de terra também passam o progresso e populações inteiras. Afinal de contas, a malha viária não pavimentada, apesar dos grandes avanços das duas últimas gestões do governo Blairo Maggi, ainda representa 83% do total de MTs do Estado.

Enquanto se pavimenta estradas em todas as direções do Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Infraestrutura, também patrola e encascalha as rodovias de chão. Nos últimos sete anos foram patrolados quase 143 mil quilômetros, assim como quase 28 mil quilômetros receberam revestimento primário (encascalhamento).

Para que a conservação dessas estradas fosse mais eficaz, uma vez que a manutenção das rodovias não pavimentadas é realizada com mais frequência, se comparada às rodovias com asfaltamento, o Governo do Estado desenvolveu algumas estratégias.

Os programas Pró-reforma e Pró-máquinas que foram executados no período de 2003 a 2007 em parceria com os municípios serviram de inspiração para o consórcio intermunicipal que foi colocado em prática a partir de 2008.

No Pró-reforma o maquinário sucateado das prefeituras que se comprometeram a utilizar os equipamentos para a manutenção das rodovias estaduais foi recuperado. Os investimentos para a recuperação de 590 máquinas entre retroescavadeiras, rolos, pás carregadeira, caminhões, motoniveladoras, esteiras, caminhonetes e patrolas ficaram na casa de R$ 11 milhões, mais R$ 2,9 milhões para a compra de óleo diesel.

Já no Pró-máquinas o Governo concedeu a “cessão de uso” a 70 municípios de 35 pás carregadeira, 43 caminhões e 27 motoniveladoras para que as obras de infraestrutura em rodovias não-pavimentadas e estradas vicinais fossem realizadas assim como a abertura e conservação de ruas e avenidas.

Mas com a intenção de atender os 141 municípios Mato-grossenses o Governo apostou na aquisição de máquinas e veículos e a partir de 2008 começou a comprar por meio de licitações de modelo pregão, onde obtêm economias consideráveis aos cofres públicos.

Em 2008 para atender aos Consórcios Intermunicipais a Sinfra comprou 212 veículos. Foram 105 caminhões modelo basculante, 21 escavadeiras, 21 pranchas semi-reboque, 42 motoniveladoras, 02 caminhões de lama asfáltica e 21 caminhões modelo comboio, ao custo de R$ 77 milhões.

Já em 2009 foram adquiridos por pouco mais de R$ 241,1 milhões, mais 705 veículos e máquinas: 4 semi-reboques, 73 pás-carregadeira, 145 motoniveladoras, 79 escavadeiras hidráulicas, 376 caminhões basculante, 24 caminhões tipo cavalo mecânico e 4 caminhões comboio de lubrificação.

A Sinfra fornecerá os veículos e máquinas adquiridos em 2009 por meio de comodato, cessão de uso, aos 141 municípios de Mato Grosso, a partir de janeiro, que os utilizarão no perímetro urbano e nas rodovias vicinais.

Por meio dos Consórcios Intermunicipais realizados em 2008 foram patrolados aproximadamente 12 mil km de estradas e encascalhadas cerca de 5 mil km e, em 2009, cerca de 16 mil km e 5.7 mil km, respectivamente.





Fonte: Assessoria/Sinfra-MT

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