Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Dezembro de 2009 às 17:46

    Imprimir


Artesanato produzido por ceramistas de São Gonçalo Beira Rio Transformar os artesãos de Mato Grosso em grandes empreendedores. Este é o caminho percorrido pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), nos últimos anos. Para valorizar os produtos artesanais do Estado e incentivar o aumento da produtividade dos artesãos, o Programa de Artesanato da Sicme realizou encontros e cursos de capacitação para os profissionais do setor.

No período de 2005 a 2009, os produtos artesanais do Estado foram expostos em diversas feiras regionais, nacionais e internacionais, contribuindo para a divulgação do trabalho e valorização das peças. Ao todo foram realizados 418 eventos entre cursos de capacitação, gestão, consultorias e feiras.

De acordo com o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, as ações desenvolvidas nestes cinco anos beneficiaram aproximadamente 140 mil artesãos de todo o Estado de Mato Grosso. “Foram comercializadas mais de 105 mil peças, contribuindo assim para o aumento da geração de renda, emprego e qualidade de vida da população em geral”.

Nadaf ressalta que só neste ano, foram realizados 33 eventos, sendo oito feiras, três mostras, nove cursos de capacitação e treinamento e 13 palestras, além de registrar o número de 3.556 novos artesãos que cadastraram no Programa. “A participação dos artesãos neste Programa é fundamental para garantir presença nos eventos, que proporcionam troca de experiências e aumento de conhecimento. É durante as exposições que o artesão divulga e mostra seu produto para Matos Grosso, demais estados e países”.

A coordenadora do Programa de Artesanato da Sicme, Elvira Maria Costa Leite, destaca que os artesãos participaram de grandes feiras nacionais, realizadas em 2009, como a Feira e Arte, no Recife, em julho, além de marcarem presença no Salão de Turismo, em São Paulo, no mesmo mês. No segundo semestre, o Programa de Artesanato realizou exposição das peças no Peru e Colômbia. “Fechamos 2009 com 11.280 artesãos beneficiados e mais de 24 mil peças comercializadas”, afirma Elvira.

Em 2008, o Programa da Sicme registrou 9.370 artesãos beneficiados na comercialização e 31.292 peças vendidas. Em 2007, foram 4.218 artesãos e 29.253 peças comercializadas.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147649/visualizar/