Centro de Odontologia de Mato Grosso é referência na região Centro Oeste
Pessoas com deficiência têm tratamento especial em saúde bucal no Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), proporcionado pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES/MT).
O Centro visa facilitar o acesso das pessoas especiais a tratamento de saúde bucal com excelência de qualidade além de promover a inclusão social, visto que oferece serviços de Media e Alta Complexidade no diagnóstico e assistência bucal completos incluindo a necessidade de também realizar diagnóstico de câncer bucal, se tornando referência para o Centro Oeste e de oferecer tratamento de lesões bucofaciais e serviços na área de prevenção.
No ano de 2009 o Centro superou as expectativas de atendimento no cumprimento das metas e ainda na promoção das ações de descentralização e interiorização dos serviços o que culminou no projeto ‘Mato Grosso Contra o Câncer Bucal’.
Os números do atendimento no ano de 2009 mostram a realização de 6.656 atendimentos, o que gerou um total de 46.494 procedimentos. Foram realizados 483 procedimentos de citologias esfoliativas e biópsias. Além disso foram atendidos 164 novos pacientes sob sedação no centro cirúrgico, sendo que 36 pacientes foram para realização de exames de sangue e eletrocardiograma sob sedação. A equipe de serviço social realizou 2.145 procedimentos, sendo 988 entrevistas sociais e 1.157 agendamentos para consultas em diversas especialidades.
Segundo a diretora do Ceope, Daniely Breatrice Ribeiro do Lago, o programa “MT contra Câncer Bucal” foi levado a 13 municípios do interior,e o projeto “Mutirão Educativo em Saúde Bucal”, visitou instituições como as “Fé e Alegria”, “Raio de Sol”, “Caminho Redentor”, “Livre Aprender” e “Associação Espinha Bífida”, totalizando 437 pessoas orientadas entre crianças, pais, cuidadores e educadores dessas instituições.
Daniely Beatrice, em posse dos dados, reafirma que o Ceope também vem cumprindo a meta de interiorização. “Dos 141 municípios do Estado, 119 já encaminharam pacientes para tratamento. Isso certifica que o CEOPE é referência no atendimento a pacientes especiais. No passado os pacientes procuravam atendimento fora do Estado, contudo temos toda a tecnologia em equipamentos e profissionais capacitados para realizarem atendimento de qualidade e com confiabilidade, fora que os municípios de Diamantino, Juara, Pontes e Lacerda, Sinop, Colíder, Barra do Garças, Peixoto de Azevedo, Alta Floresta, Água Boa, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Araputanga e Juina receberam o projeto ‘Mato Grosso Contra o Câncer Bucal’. E ainda qualificamos cerca de 450 profissionais entre Odontólogos e Técnicos de Higiene Dental em todo o Estado”.
HISTÓRICO DO ATENDIMENTO
Desde sua criação já foram atendidos 22.584 pacientes. O CEOPE tem em seu banco de dados 6.306 pacientes cadastrados desde sua fundação. “Dentro do CEOPE temos um sistema de referência e contra referência, que age a partir do momento em que os portadores de necessidades especiais que procuram atendimento no centro e que por algum motivo não se enquadram em nosso público são contra referenciados às clinicas odontológicas municipais com data e horário agendados pelo serviço social do próprio centro. Somente em 2009 foram contra referenciados 165 pacientes”, disse Daniely.
O serviço se prótese dentária realizou 169 instalações, sendo 51 próteses totais e 118 próteses parciais removíveis.
RECURSOS HUMANOS
Atualmente o CEOPE conta com uma equipe de 117 profissionais capacitados para o atendimento, visando oferecer assistência de qualidade e um tratamento humanizado aos pacientes.
Visando a manutenção na qualidade do atendimento é oferecido periodicamente aos profissionais cursos de capacitação. Prova disso é o curso de especialização em “Odontologia para Pacientes Especiais”, que esta sendo ministrado na Escola de Saúde Pública (ESP), para 17 profissionais do Estado de Mato Grosso, sendo que 6 do CEOPE e 11 dos municípios de Cuiabá, Diamantino, Rondonópolis, Tangará da Serra, Cáceres e Dom Aquino.
Em agosto teve início também o curso de especialização para o nível pós-técnico para Técnicas de Higiene Dental. Os participantes receberão o título de especialista para o atendimento da clientela especial.
2010
Para o ano de 2010 a proposta do CEOPE é continuar a excelência do trabalho prestado até aqui dando continuidade à descentralização do atendimento de pacientes especiais visando o oferecimento dos serviços de diagnóstico do câncer bucal nos 17 Escritórios Regionais de Saúde do Estado. “Em 2010 também pretendemos”, anunciou Daniely Beatrice, “ministrar cursos com objetivo de instalação da ‘Bebê – Clinica’ e a aquisição de um aparelho de raio-x panorâmico”.
Segundo a diretora, o CEOPE chega ao término do ano de 2009 com o reconhecimento obtido em vários desempenhos. “O CEOPE é considerado instituição modelo na região Centro-Oeste do país, modelo em Gestão de política de Recursos Humanos para a Secretaria de Estado de Saúde, modelo do programa de Humanização do Ministério da Saúde (MS) e da SES e é pioneiro na implantação do programa Saúde do Trabalhador".
Criado pela Lei Estadual 8.344 de julho de 2005, têm como referência os serviços de diagnóstico de lesões bucomaxilofacial, serviços odontológicos para pacientes coagulpatias (dificuldade de coagulação sanguínea), além de atendimento odontológico para pacientes com DST/AIDS.
O Ceope é o terceiro centro criado no Brasil para suprir a necessidade de atendimentos para pacientes especiais, sendo referência para o Estado de Mato Grosso e o único no país exclusivamente sob Gestão Estadual, uma vez que os outros são ligados a universidades.
Comentários