Municípios devem ficar atentos para a proliferação da dengue
Com a chegada do verão, aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Pensando nisso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda aos gestores, em especial secretários de saúde, que verifiquem a situação de cada Município em relação aos cuidados com essa doença.
Os gestores podem ser informados por meio do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). O boletim, que oferece dados detalhados sobre a presença do mosquito em cada município, está disponível no site do Ministério da Saúde.
Para acessá-lo, basta escolher no mapa o Estado e verificar a situação do município. Existem três tipos de avaliação: satisfatório – marcado pela cor verde -, alerta –cor amarela- e risco – cor vermelha. O Liraa mostra também a porcentagem de criadouros predominantes em cada município, como por exemplo, piscinas, lixo doméstico, pneus velhos, entre outros lugares propícios para o desenvolvimento do mosquito.
Aos municípios que estejam em situação de alerta ou risco, a CNM lembra que é preciso mobilizar a sociedade para eliminar a proliferação do Aedes aegypti, evitando a epidemia local da dengue.
Comentários